SDU: Coleta de dados para Regularização Fundiária do bairro Liberdade é finalizada no setor 1
O trabalho de regularização fundiária dos imóveis do bairro da Liberdade, que começou em maio, está na etapa de coleta de documentos pessoais dos proprietários das residências no plantão social montado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), dentro da área de intervenção do programa no próprio bairro. Essa fase integrou apenas os imóveis do setor 1, num total de 5 setores.
Nesta etapa, os agentes entram em contato com os donos dos imóveis que estejam com alguma pendência em relação aos documentos apresentados como CPF, Registro Geral, Certidão de Casamento e outros. “É preciso que o proprietário apresente todos os documentos necessários para análise e posterior encaminhamento para a COHAB (Companhia de Habitação do Pará) em Belém”, informou a assistente social Lúcia Martins, coordenadora de controle de coleta de documentos da SDU. O setor 1 abrange os imóveis que vai da Avenida Boa Esperança onde se inicia na Rua Goiás e segue até a rua Coronel Manuel Bandeira. O Setor 2 inicia na Rua Manuel Bandeira e segue até a Rua Orlando Solino, totalizando 13 quadras. O programa deve abranger, ao final dos 5 setores, a regularização de aproximadamente 2.600 imóveis.
“Neste momento estamos recebendo os moradores, passando informações e orientações e já fazendo o planejamento para a realização da coleta de informações do setor 2 que deve iniciar em breve”, afirmou Lúcia Martins.
Segundo a coordenadora, fechando todas as informações dos cadastros do setor 1, os títulos definitivos dos imóveis já devem ser entregues durante a cerimônia. “É preciso resgatar a credibilidade dos moradores e apresentar a eles o benefício que a regularização dos imóveis pode trazer às famílias”, pontuou.
Para os moradores que desejam mais informações sobre o programa de regularização fundiária do bairro da Liberdade, deve se dirigir até a sede do programa localizada na praça da Liberdade. O programa é uma parceria da Prefeitura de Marabá, através da SDU, e Governo do Pará, através da COHAB/PA. Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva