Cidadania: Órgãos públicos municipais ganham placas sobre etiqueta profissional e bons hábitos
Demonstrando preocupação e cuidado com o clima de organização dos servidores públicos dentro das secretarias, autarquias e hospitais do município, a Prefeitura de Marabá está implantando placas com mensagens educativas, a fim de proporcionar boas relações interpessoais entre servidores e a comunidade marabaense.
Dizeres como “ser pontual”, “avisar com antecedência”, “cumprir com o que combina”, “reconhecer o esforço alheio”, “pedir por favor”, “ser ético”, “falar a verdade”, “responder com educação”, “ser grato” acompanhado das frases “Atitudes que fazem a diferença” e “cumpra sua missão de servidor público”, aliadas a desenhos ilustrativos, estão nas 24 placas implantadas em dezenove secretarias da gestão municipal e de outras repartições como as autarquias Fundação Casa da Cultura de Marabá, Ipasemar (Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá) e Hospitais Municipais: o HMM e o Materno Infantil.
A diretora presidente do Ipasemar Priscilla Lobato Santos abraçou a causa das “plaquinhas”, inclusive compartilhando as mensagens na rede social. “Atitudes como essa visam fazer parte da rotina de todas as administrações públicas não somente do município, estado, mas também do ente federativo. Devemos procurar sempre sermos melhores no que fazemos, e diariamente precisamos procurar esse desenvolvimento humano dentro do serviço, para que possamos exercer nossos papéis de servidores na sociedade como eficiência, eficácia e proatividade”, ressalta.
Priscilla destaca ainda que nada mais justo que os servidores comecem a aplicar itens básicos de boa vivência dentro dos locais de trabalho. “Achei extremamente louvável a iniciativa da gestão municipal junto da Secretaria responsável pela aplicação das placas nos órgãos públicos. Ela demonstra que atitudes simples melhoram relações interpessoais internas e otimizam a prestação de serviço para a sociedade que nos procura diariamente”, coloca a titular do Ipasemar.
O secretário municipal de Administração José Nilton de Medeiros considera a iniciativa das placas, uma boa ideia. “Os servidores têm a obrigação de atender bem a população. Muitas vezes por falta de caráter e força de vontade alguns acham que é obrigação somente da prefeitura e não deles [servidores] de atender bem à comunidade, por isso acho justas as informações. Elas ajudam as pessoas a entenderem que o serviço público é um trabalho como em uma empresa privada, onde temos de obedecer a hierarquia, tratar bem as pessoas, respeitar, assim como também merecer o respeito”, conclui Nilton Medeiros.
Na opinião da servidora pública Ewelly Sales Lima de Melo, da coordenação de Assistência Social do Ipasemar, a ideia é perfeita. “Nossa missão enquanto servidor público é estar pronto a servir e essas atitudes só vem a somar para um ambiente de trabalho mais agradável”, opina.
Texto: Emilly Coelho