Saúde: Atendimento na UBS de Brejo do Meio melhora com aquisição de nova ambulância
Os serviços prestados na Unidade Básica de Saúde (UBS), José Manoel da Anunciação, localizada na vila de Brejo do Meio, zona rural de Marabá, distante cerca de quinze quilômetros do centro da cidade, melhora cada vez mais. Quem comprova isso é a Fabiana Pereira Leite, de 30 anos. “Para mim está bom porque toda vez que eu venho dá certo, tem atendimento, tanto médico quanto a medicação, está muito bom e agora com a ambulância ficou melhor ainda”, disse a dona de casa.
A ambulância citada por Fabiana foi entregue à comunidade pela prefeitura no mês passado. O veículo é totalmente adaptado para o transporte de pacientes. A dona de casa relembra a dificuldade quando surgia alguma emergência. “Quando acontecia alguma coisa com alguém aqui não era todo mundo que tinha carro para levar a pessoa, ficava muito difícil”, conta.
A aquisição da ambulância para a comunidade é resultado de uma emenda impositiva do parlamentar Irmão Morivaldo. “A ambulância foi um grande benefício para o Brejo do Meio. Hoje a população está de parabéns, pois além de Brejo do Meio atende também a região”, destacou o vereador.
A vila tem cerca de 3 mil habitantes que são atendidos por programas do Governo Federal, mantidos na UBS José Manoel da Anunciação. Segundo Welton Lopes Soares, diretor da unidade, hoje estão em atividades oito agentes comunitários de saúde, sendo cinco na vila e três que fazem as visitas nos Projetos de Assentamentos. Na UBS também são oferecidos aos pacientes o exame de PCCU, pré-natal, vacinação, programa Hiperdia, atendimento voltado aos hipertensos e diabéticos, tratamento de hanseníase, entre outros.
“Hoje a unidade de saúde JMA está atendendo a população com todos os programas. Temos um médico do programa Mais Médico e outra médica do quadro da prefeitura. Quando se constata uma situação mais complexa o paciente é devidamente encaminhado ao HMM ou diretamente para um especialista”, explica.
Na unidade de Saúde são realizados em média 300 atendimentos médicos por mês. Welton esclarece que a ambulância melhorou bastante a locomoção dos pacientes, estando à disposição 24 horas por dia, antes havia um veículo, mas estava muito deteriorado.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sergio dos Santos