Verão 2019: Trabalho integrado de equipes da Prefeitura garantem segurança para banhistas
O mês de julho chegou ao fim e com ele o encerramento oficial do verão marabaense. Com todas as equipes de segurança da Prefeitura atuando de forma integrada os banhistas puderam curtir a praia com muita segurança em 2019. Ao todo, foram 20 agentes da Defesa Civil e 12 agentes da Guarda Municipal (GMM) a atuarem nos finais de semana. Além disso o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) manteve uma equipe 24 horas de plantão na praia do Tucunaré, todos os dias, com rondas extensivas.
Os reflexos disso estão nos números. Não foi registrado nenhum caso de afogamento ou registro grave de violência durante todo o verão na Praia do Tucunaré. O Coordenador da Defesa Civil no município, Jairo Milhomem, destaca que aconteceram apenas pequenos incidentes, como crianças perdidas, cortes com pipas, mal-estar, engasgamento. “Foi um ano tranquilo. Mais que ano passado. Estivemos sempre a postos para servir a população em qualquer necessidade e evitamos que incidentes maiores acontecessem”, reitera.
O Subcoordenador da DMSP, Robson Souza, explica que os baixos índices de transtornos aconteceram devido ao trabalho de integração realizado pela Prefeitura de Marabá, que buscou operar de forma a orientar, conscientizar, prevenir acidentes e agir em qualquer situação, até nos pequenos atos que fazem a diferença. Como no último domingo (05), quando os agentes patrimoniais encontraram uma criança que estava perdida e a devolveram em segurança à mãe.
“Começa do outro lado, na hora do embarque, com conversas, entrega de panfletos, orientação e a presença dos agentes que intimida possíveis ações negativas. Todos os órgãos presentes se complementam. A integração trabalhando em conjunto que dá esse resultado positivo”, destaca.
A atendente, Estela Costa, 28 anos, reforça o sentimento de segurança. “Só de ver esse tanto de agente, de salva-vidas, de policial por aí, já intimida e dá uma sensação boa. Por isso está tudo tranquilo”. Seu amigo, o cozinheiro José Henrique Pereira de Sousa Sales, 24 anos, conta que estava indo à terceira vez visitar a praia este ano. “Todas os dias me senti seguro. Ano passado foi bom. Mas esse ano está melhor. Segue melhorando cada vez”, complementa.
Em parceria com os bombeiros militares, foi delimitada uma área de 320 metros para os banhistas, com 100 metros de espaço da areia para a linha do isolamento da praia. Também foi feito o trabalho de identificação de crianças, com fitas que levam o nome do responsável e telefone. Os agentes solicitam que caso algum pai perca o filho, deve procurar a tenda dos bombeiros.
Texto: Osvaldo Henriques