Esporte: Travessia do Rio Tocantins movimentou atletas durante fim de semana
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou, neste domingo (02), a Travessia do Rio Tocantins 2019. A corrida teve o percurso de 1.500 metros, com saída da Colônia Z30 até a Praia do Tucunaré, próximo a barraca da Terezinha. Cerca de 40 atletas de Marabá e região participaram da competição. As inscrições foram gratuitas.
Uma das histórias inspiradoras da competição é a da participação do atleta Fabiano Santos. Ele realizou toda a travessia puxando a filha Sofia Gonçalves Santos, de 10 anos, através de um bote. Ela possui uma síndrome rara, uma alteração no cromossomo 5, resultando em uma paralisia cerebral. O atleta utiliza competições esportivas como essa para realizar atividades com a filha. “Ela não fala, não anda, possui déficit de atenção. É uma forma de tirar ela de casa. Já participamos de outras competições e pretendemos continuar participando. É uma satisfação muito grande poder participar, superar desafios e fazer isso com a companhia de minha filha”, disse o atleta.
Ele conta que no começo a menina ficava agitada, mas a prática esportiva tem possibilitado a ela conviver em outros ambientes e tê-los como normais e seguros. “Já participei de três maratonas e 3 meia maratonas pela cidade. O plano é participamos de todas as competições de um triathlon. Com corrida, bicicleta e natação”, conclui.
Campeões da Travessia do Rio Tocantins 2019
Masculino🏆
Geral
1º Gabriel Silva (Remo)
2º Rodrigo Gama (Remo)
3º Thiago Rodrigues (Swimbora)
Categoria até 19 anos
1º Moisés Lourenço (Swimbora)
2º Mateus Miranda (Swimbora)
3º Fernando Miranda (Swimbora)
20-29 anos
1º Lian Dantas (Remo)
2º Valdir Chaves (Swimbora)
3º José Alves (Swimbora)
30-39 anos
1º Emerson Vale (Top tri)
2º Gilvan Barata (Vida Longa)
3º Ariderson Messias (Swimbora)
40 – acima
1º Paulo Alencar (Swimbora)
2º José da Cunha (Feras aquáticas)
3º Pedro Paulo Katête (Swimbora)
Feminino 🏆
Geral
1º Andressa dos Remédios ( Paysandu )
2º Jessica Vila Costa (Paysandu )
3º Eliane de Luca (Remo)
Categoria especial
Sofia Santos (Swimbora)
Categoria 30-39 anos
Karen Fortunato (Paysandu)
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação