Cultura: Mais de 10 mil pessoas devem visitar a 1ª Festa Literária de Marabá diariamente
Mais de 70 toneladas de cultura, conhecimento e diversão chegam a Marabá neste sábado (21). Serão 25 mil títulos diferentes, divididos nos 28 estandes da 1º Festa Literária de Marabá. O evento acontecerá no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, que terá a visita de 54 escolas, da zona urbana e rural. Ao todo serão mais de 2000 alunos participando e se apresentando em atividades culturais.
A Secretaria de Educação, Marilza Leite, destaca a importância desta festa na formação acadêmica. “Foi feita a divulgação nas escolas. O transporte e a logística serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). É uma festa literária, abrange os livros e qualquer manifestação cultural, que acrescenta muito na formação dos nossos estudantes”, pontuou.
Os pequenos contarão com o Espaço Imaginário Infantil, que terá oficinas das 9 às 12 horas da manhã, onde serão abordados Imagem e Texto, Brincando com Libras, Produção de Taumatrópio (Brinquedo em que as crianças fazem a pintura e confeccionam de forma que parece uma animação) e confecções de cadernos.
No período da tarde, das 15 às 18 horas, serão realizadas contações de histórias com a equipe do Marabá Leitora. Com exceção da sexta-feira, quando o espaço será preenchido pelo pessoal do Clube do Livro do Sesc.
Mas não só os alunos que terão incentivo cultural nesta feira. Os professores de Marabá também terão acesso ao Cred Livro, uma ajuda de 150 reais, que será disponibilizada pela Prefeitura para a compra de livros durante a feira. Ao todo serão 1832 professores beneficiados. Um investimento total de R$ 264 mil e 800 reais.
Segundo o coordenador cultural da Secretaria de Cultura (Secult), Genival Crescêncio, a prefeitura busca integrar a iniciativa com outros municípios da região. “Convidamos 38 municípios a participar da feira e temos dialogado com eles sobre a possibilidade de aderirem ao Cred Livro. Levando o nosso modelo, pois acreditamos ser uma ótima inciativa de incentivo à cultura e leitura”, destaca.
Dos municípios convidados, 15 já confirmaram participação na feira, sendo que 7 deles participarão diretamente das atividades culturais e da programação, que conta com quatro etnias indígenas diferentes, sete academias e uma associação literárias.
Mais de 1 milhão e meio em vendas
Ao todo a Feira contará com a participação de 23 escritores e terá o lançamento de 10 livros durante a programação. O representante da Associação Nacional das Livrarias (ANL), Robério Paulo Silva, destaca que espera a movimentação de mais 1 milhão e 500 mil de reais em vendas de livros durante a feira. “Marabá será a terra do livro durante essa semana. Temos 28 empresas do mercado editorial vindo e se o espaço fosse maior, viriam mais. Quero parabenizar também o Cred Livro, bela iniciativa do Governo. Com tudo isso temos ótimas expectativas”, acrescenta.
Robério conta que será possível comprar livros a preços bem acessíveis, de 5 e 10 reais. Durante o evento haverá uma grande quantidade de lançamentos de publicações, livros técnicos com 50% de desconto, entre outras vantagens. Segundo o secretário de cultura, José Scherer, a expectativa é de mais de 10 mil pessoas por dia na Feira. “Ano passado foram 80 mil. Pelo trabalho que estamos fazendo esse ano, queremos levar 100 mil pessoas. Isso traz divisas para Marabá. Muita gente vem de fora, tanto escritores, quanto expositores e público”, complementa.
Veja a programação completa FESTA LITERÁRIA DE MARABÁ – PROGRAMAÇÃO GERAL
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos