DMTU: Marabá sedia Encontro Regional alusivo à Semana Nacional do Trânsito
Marabá recebeu nesta quarta-feira (25), no Teatro Cine Marrocos, o Encontro Regional de Encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Foram realizadas palestras sobre “Municipalização de Trânsito”, “Atuação do Ministério Público na Municipalização do Trânsito” e “Atendimento Pré Hospitalar em Eventos de Trânsito de Veículos de Duas Rodas”, além de serem apresentados e discutidos os números do trânsito na região.
O evento contou com a participação de vários órgãos de segurança como Departamento Municipal de Transito Urbano (DMTU), Polícia Militar, Detran, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Policia Rodoviária Federal, Câmara Municipal, Exército Brasileiro e Ministério Público.
Várias cidades da região sudeste do Estado como Parauapebas, Canaã dos Carajás, Itupiranga, Breu Branco, São Geraldo, Rondon do Pará e São Domingos do Araguaia também se fizeram presentes, representadas pelos respectivos órgãos de segurança no trânsito. “Por ser cidade polo, que recebe pessoas vítimas de acidentes das cidades mais próximas, decidimos que deveríamos trazer um dia da Semana Nacional do Trânsito aqui em Marabá”, destaca o diretor técnico e operacional do Detran-PA, Bento Gouvêa.
Gouvêa ressalta também a importância de medidas educacionais. “No geral os acidentes no Estado têm se estabilizado, mas com números ainda altos. Por isso, a importância da educação do trânsito para reduzir essas acidentalidades. Foi uma semana com esse foco, onde conseguimos atender e fustigar os três elementos do trânsito: Engenharia, educação e fiscalização”, completa.
Redução de acidentes
Marabá é destaque na redução do número de acidentes, ficando em 1º no ranking do Estado. “Baixamos todos os índices em torno de 34%. Somos a cidade que mais reduziu o número de óbitos em acidentes, apesar de Marabá ser cidade polo, com hospital regional, três BRs cortando a cidade”, concluiu o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães Barata.
Jair explica que o principal motivo é o trabalho integrado, realizado entre os órgãos de segurança. Toda quarta-feira estão sendo realizadas reuniões entre todos os órgãos para discutir ações e estratégias. “Os dados do Hospital regional são de que os leitos ocupados por vítimas de acidente de trânsito, que eram de 87% em 2016, reduziu agora para 17%. Um recorde. Marca histórica que estamos vivendo por causa dessa integração”, explica.
Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito ocorreu de 18 a 25 de setembro. Os agentes de Marabá participaram da abertura oficial em Belém no dia 18. A cerimônia de abertura no município aconteceu no dia 19. Durante a semana acontecerão palestras, blitz educativas e campanhas nos semáforos.
Também foi feito o lançamento da proposta da Gincana Educacional no Trânsito, que visa realizar gincanas entre as turmas das escolas do Município. “A ideia é que as escolas dividam os alunos em três turmas, utilizando as três cores do semáforo. E faremos as provas e brincadeiras educativas”, explica o coordenador de educação no trânsito do DMTU, Rogério Matias Silva.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos