Trânsito: Sinalização semafórica de Marabá cresce mais de 100% em menos de três anos
Em dois anos e meio, Marabá deu um salto não só na quantidade de semáforos, que passou de 8 para 18 em funcionamento, devendo chegar nos próximos dias a 26 locais contemplados, ou seja, um crescimento de 125%. A sinalização horizontal e vertical, definindo preferenciais, passagens de pedestres e outras situações também tiveram ampla cobertura.
Nesta gestão, foram instalados semáforos em dois pontos no bairro São Felix, confluência da BR-222 com as avenidas Floriano Peixoto e Magalhães Barata; dois pontos na Av. Tocantins, sendo um próximo aos SESI e Lions Club; e outro no cruzamento da Av. Dois Mil. Um quinto local beneficiado com semáforo é no cruzamento das avenidas Castelo Branco com Alfredo Monção.
Mais oito semáforos deverão funcionar brevemente, um na Avenida Tocantins, em frente à Praça do Novo Horizonte; no retorno da Folha 28, próximo à Feira, assim como em Morada Nova, na travessia da BR-222 e Avenida Tocantins (laterais da BR), que em razão do trânsito pesado, inclusive de carretas, esses sinais luminosos funcionarão como auxílios à faixa de pedestres.
Também serão instalados semáforos na Rua 7 de Junho com Avenida Getúlio Vargas, na Marabá Pioneira; na BR-230 (Transamazônica), no retorno do Aeroporto para a Havan; e ainda, na Avenida Antônio Vilhena com Travessa Goiás.
Segundo Sérgio Costa Ferreira, coordenador de Sinalização no DMTU, esse aumento na sinalização de trânsito impacta diretamente na saúde e bem-estar da população, com reflexo direto na ocupação de leitos hospitalares. Pesquisa indica que, após a instalação de semáforo em determinado ponto, se bem utilizado pelos transeuntes, reduz em até 90% dos acidentes nesse local sinalizado.
Também é notória a revitalização de sinalização horizontal e vertical nas vias que estão sendo urbanizadas.
Texto: João Batista