Zona rural: Serviços de correção na estrada do Rio Preto melhoram tráfego em 30 Km de via
A Prefeitura de Marabá firmou acordo com a Mineração Buritirama, visando proporcionar melhorias na Estrada do Rio Preto, trazendo boas condições de trafegabilidade e segurança aos usuários. Cerca de 30 quilômetros da estrada tiveram obras concluídas, com destaque para correção das ladeiras nesse trecho.
Segundo acordo firmado entre o prefeito Tião Miranda, vereadores e representante daquela mineradora, os serviços serão realizados a partir do Quilômetro Zero, na Rodovia BR-230 (Transamazônica), até próximo à portaria da Buritirama, numa extensão aproximada de 136 quilômetros.
As ações consistem na adequação do greide (grau de inclinação) da estrada, promovendo largura mínima de 11 metros, adequação dos raios de curva, suavização das ladeiras para inclinação mínima de 10%, implantação e recuperação de bueiros e linhas de drenagem; sinalização e correção dos pontos de corte e aterro existentes na estrada.
Todo o piso deverá ser adequado para garantir o trânsito das carretas em peso de balança. Por isso, foi projetado um CBR (capacidade de suporte), que é o indicador de resistência do piso da estrada, acima de 90%. Ainda neste contexto, está sendo aplicado um polímero para estabilização do solo e supressão de poeira.
A Estrada do Rio Preto é via de acesso de importantes vilas de Marabá, a começar pela Brejo do Meio, passando pela União, Três Poderes e Capistrano de Abreu, dentre outros lugares de menor porte. Tem um tráfego diário de aproximadamente 300 veículos pesados, sendo mais de 180 da Buritirama, sem contar com carros, motos, ônibus escolares e outros.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação