Outubro Rosa: Dia “D” nas Unidades Básicas reforçam a prevenção do câncer de mama
O próximo postinho a realizar sua programação especial da campanha será o Jaime Pinto, localizado no Novo Horizonte, no dia 21 de outubro
As pacientes da Unidade Básica de Saúde do Bairro Laranjeiras tiveram atendimento especial durante toda esta terça-feira (15). A UBS ofertou cerca de 80 consultas, testes rápidos de HIV, Glicemia, PCCU, dentre outros atendimentos voltados exclusivamente para o público feminino. A ação fez parte da programação da Campanha Outubro Rosa, aberta no início do mês em Marabá.
De acordo com a necessidade de cada paciente, durante as consultas com o clínico geral e/ou enfermeiros, elas são encaminhadas ao ginecologista. Além disso, os profissionais também solicitam exames de ultrassom e mamografia para casos suspeitos.
Trabalhando há 18 anos na profissão, a enfermeira Marivalda Silva diz que o mês de outubro se tornou referência para mulheres. Por isso, lá no postinho, o dia D da campanha foi também para reforçar a prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero.
“A atenção primária frisa bem a questão da prevenção, então nós procuramos alertar as mulheres quanto ao auto exame da mama. Como fazer pra que ela possa se conhecer, se tocar e assim qualquer coisa que perceber, já se cuidar. E do útero também, fazendo a coleta regularmente”, enfatizou a enfermeira.
Nesta ação, a UBS ainda contou com a parceria dos estudantes de enfermagem, da Faculdade Carajás. Vanessa da Costa, estuda o 8º semestre de enfermagem. Ela estava entre as palestrantes que intensificaram as orientações sobre o toque.
“O câncer de mama precisa que a gente se olhe no espelho, se conhecer, para que assim possa se cuidar. A gente fez esse trabalho para a educação continuada da população”, destacou a estudante de enfermagem.
Noêmia Carvalho, 32 anos, é mãe de dois filhos e foi atraída ao postinho pela campanha. A dona de casa, disse que não perde tempo em cuidar da saúde. Todos os anos ela realiza exames do PCCU e consulta médica. Segundo Noêmia, o Outubro Rosa é importante para não deixar a prevenção cair no esquecimento.
“A gente vê informação pela TV, pelos grupos de WatsApp, aí vai no posto mais próximo para fazer o exame. Embora a gente já saiba, acaba esquecendo, deixando pra depois e quando percebe as coisas acontecem”, observou a dona de casa.
Outubro Rosa na Rede
Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá prioridade ao público feminino. O secretário de Saúde, Luciano Dias, destacou que toda a rede municipal está trabalhando para agilizar o atendimento esse ano. Serão mais de 2.500 procedimentos, entre exames e consultas, a fim de diagnosticar casos positivos da doença.
Por outro lado, o diretor da Média e Alta Complexidade da SMS, Geraldo Barroso, disse que excepcionalmente em outubro, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, Crismu, está funcionando dia e a noite para atender a demanda dos casos que requer cuidado especial. O Crismu conta o laboratório de citologia oncológica, ultrassonografia, mamografia, realização de PCCU.
A campanha Outubro Rosa, está acontecendo em todas as unidades de saúde de Marabá. Cada UBS tem o seu dia “D” programado. Os próximos postinhos com agenda definida para a realização do dia D do Outubro Rosa são: Jaime Pinto, dia 21; Vila Itainópolis, dia 22; Brejo do Meio, dia 23; Pedro Cavalcante e Sororó, dia 24; Capistrano de Abreu, dia 25; Vila santa Fé, dia 26; Hiroshi Matsuda, dia 29; e Maria Bico Doce, dia 30.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio