Saúde: Dia nacional da vacinação reforça importância da imunização
A Secretaria Municipal de Saúde, oferta mais de 15 tipos de vacinas para a população, cerca de 10 delas são do calendário vacinal infantil
Você ainda guarda a carteirinha da vacinação? Assim como os demais documentos, a carteira de vacinação é de grande relevância. Nela é possível verificar o histórico vacinal de uma pessoa e, assim, os profissionais de saúde podem identificar quais vacinas precisam ser reforçadas para deixar o cidadão imune de doenças graves que circulam pelo país.
Nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. É bom lembrar que no Brasil, a vacina já trouxe resultados positivos como a erradicação da poliomielite e da varíola. Em Marabá, a Secretaria Municipal de Saúde, oferta mais de 15 tipos de vacinas para a população, cerca de 10 delas são do calendário vacinal infantil. Atualmente, assim como em todo o Brasil, o foco do setor de imunização é a vacina “Tríplice Viral” criada para combater o sarampo, caxumba e a rubéola.
“Imagine a nossa vida antes da vacina? Qualquer vento diferente, qualquer bactéria, qualquer vírus que tivesse contato com a gente, causaria uma doença grave e poderia levar ao óbito. As vacinas que o Ministério disponibilizam pra gente, fazem papel de proteção e ativam os anticorpos, fazendo com que a gente tenha imunidade”, observa a enfermeira Cíntia Mendes, do setor de imunização da prefeitura.
Ela ressalta que a campanha de vacinação contra o Sarampo está aberta nos centros de saúde do município, desde o dia 27 de setembro e encerra dia 25 de outubro. A campanha foi antecipada no Pará, devido aos surtos registrados no país, inclusive no estado. O dia “D” em Marabá, aconteceu no último dia 05 de outubro. Até o momento já foram imunizadas 868 crianças e o município já alcançou a meta de vacinação entre o público menor de 1 ano, que era vacinar em torno de 700 crianças.
“A gente está buscando fazer um resgate das informações da carteirinha das crianças de 6 meses até 4 anos; de adultos de 20 a 29 anos; e de profissionais de saúde, para ver aquelas pessoas que vão necessitar tomar a tríplice viral, que protege contra o sarampo”, explica a enfermeira.
Ainda segundo a Cíntia, atualmente o setor está entrando na era da informatização e as informações contidas na carteirinha estão sendo adicionadas, conforme sejam levadas ao centro de saúde.
Na rede existem vacinas importantes como a BCG que combate a meningite; a vacina contra a Hepatite é uma das mais recentes, que é a HPV, de prevenção ao vírus do câncer, voltadas para os adolescentes.
A única alerta da enfermeira quanto as vacinas é somente em relação aos alérgicos, essas precisam ser investigadas antes de tomar a vacina. Outros questionamentos, são notícias falsas, garante a profissional de saúde.
As salas de vacinação em Marabá estão abertas nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio