Seaspac: “Desafios e debates” é tema da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres
Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), na Câmara Municipal de Marabá, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), promove a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Marabá
Na quinta-feira, o evento inicia às 16h, com credenciamento dos participantes, seguido de apresentação musical do grupo Arco Íris e dança de mulheres indígenas; por volta das 18h acontece a composição da mesa.
Com base na temática “Políticas Públicas para Mulheres de Marabá: Debates e Desafios” às 20h, Juliana Freitas, doutora em Direito pela Universidade de Pisa-Itália apresentará a primeira palestra sob o tema “Dos avanços e retrocessos às questões na política e uma certeza: unidas somos mais fortes!”
Dando continuidade à programação, às 20h45 haverá show gospel Raquel Leal, em seguida mais uma atração cultural, desta feita com Diego Aquino, seguida de encerramento e coffee break.
No sábado (25) às 8h, tem apresentação da Escola “Carlos Marighela”, da zona campesina de Marabá, uma sessão de alongamentos, seguida de leitura do regimento, palestras e discussões temáticas.
Às 08h45 acontece a palestra com a professora Alice Margarida Negreiros Alves, seguida de Mesa Redonda, às 9h30 com o tema “Experiências de execução de políticas públicas”, tendo como mediadora Heide Patrícia Nunes de Castro e participação da delegada Simone Felinto (Polícia Civil); Márcia Jorge, coordenadora estadual dos Direitos da Mulher, na Secretaria de Estado de Justiça; Júlia Rosa, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher; coordenadora em Marabá da Fundação ParáPaz, Tábata Veloso; e Roberto Lemos Dias, coordenador da Guarda Municipal de Marabá – Patrulha Maria da Penha.
Às 10:15 haverá análise dos indicadores de gênero em Marabá, por meio do Censos 2000 e 2010 (UNIFESSPA), pelos professores Sérgio Moreno Redon, Lúcia Cristina Cavalcante da Silva e Maurílio de Abreu Monteiro. À 11h tem a discussão dos três eixos temáticos.
Após a pausa para o almoço, os trabalhos recomeçam a partir das 14h, com mais apresentação cultural e retorno das discussões dos eixos temáticos.
Às 15h30, apresentação e convalidação das propostas e moções; seguida de eleição de delegadas para representarem o município em conferência estadual do gênero. Encerramento e coffee break, previsto para as 18 horas.
Texto: João Batista
Foto: Paulo Sérgio