Defesa Civil: Plano de Ação Mútua combateu mais de 130 focos de incêndios urbanos
Depois de trabalhar diuturnamente durante dois meses (18 de agosto a 18 de outubro), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) deu por encerrada a intensificação de combate às queimadas na área urbana de Marabá, com o registro de mais de 130 ocorrências de incêndios.
De acordo com o “Relatório Final de Queimadas” da Compdec, esse período crítico de queimadas teve 113 focos de incêndio em mato próximo às residências; nove princípios de incêndio em vegetação mais afastada; oito focos e resfriamentos de entulhos e lixo; e três em área de reserva.
Nesse período, para maior eficiência no combate ao fogo urbano, foram contratados, temporariamente, 14 bombeiros civis para formação de uma equipe de brigadistas para melhor atuar no combate aos incêndios. Essa equipe atuou no regime de oito horas de trabalho, das 10 às 18 horas, de segundo a sexta-feira e no regime de plantão aos finais de semana.
Segundo Jairo Peres Milhomem, coordenador de Defesa Civil, o período em destaque, devido ao tempo seco e baixa umidade, favorece o surgimento de queimadas urbanas, que somadas às provocadas no meio rural para o preparo de terreno para lavouras, aumenta consideravelmente a poluição atmosférica, um agravante à saúde e ao meio ambiente.
Para combate aos incêndios de maneira mais eficaz, a Compdec contou com apoio de diversas instituições: Exército Brasileiro, com homens, carro-pipa e abafadores; Bombeiro Militar, com homens e equipamentos; Polícia Militar, com rondas para guarnecer a Brigada da Defesa Civil.
E ainda, a Prefeitura de Marabá, por intermédio das secretarias municipais de Urbanismo, apoiou a contratação de brigadistas, alimentação, aquisição de material de combate a incêndio e combustível; Sevop, com caminhão pipa e operador; e Semma com rondas conjuntas, visando orientação e autuação quando se tratava de incêndio criminoso.
Texto: João Batista
Foto: Arquivo