Cidadania: Projeto Balcão de Direito atende mais de 1500 pessoas, em parceria com Prefeitura
Entre os serviços ofertados estavam a emissão de qualquer via da Carteira de Identidade, segunda via de certidão nascimento, casamento, divórcio, óbito e outros.
A Prefeitura de Marabá e a Defensoria Pública do Estado do Pará realizaram durante os dias 4 e 5 de novembro uma ação conjunta de emissão de documentos na Escola Heloísa de Castro, no Bairro Laranjeiras. A ação faz parte do Projeto balcão de Direito e atendeu em torno de 1400 a 1500 pessoas.
Entre os serviços que foram ofertados a custo zero estavam a emissão de qualquer via da Carteira de Identidade, segunda via de certidão nascimento, casamento, divórcio e óbito, segunda via, alteração, regularização e correção de CPF, foto 3×4, primeira e segunda via de Carteira de Trabalho, além de assistência jurídica aos interessados.
“O objetivo é dar cidadania a quem precisa. Nosso foco é na 2° via por que normalmente é paga, mas oferecemos vários outros serviços. Foram 200 senhas de RG, 150 de Carteira de Trabalho por dia e par aos outros serviços era livre, quem chegasse aqui era atendido, das 8h às 16h”, comenta André Gonsalez, coordenador da ação.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou o local e a logística para realização da ação e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cedeu 15 estagiários para dar apoio na construção dos documentos. “A ação é realizada pela Defensoria Pública do Estado que realiza de forma itinerante em diversos municípios. Marabá foi convidada e a prefeitura abraçou a ideia e entrou como parceira e apoio em todos sentidos”, explica Marcio Holanda, coordenador da SMS.
A diretora da escola, Rosilene Dias, agradeceu a ação. “Quando espaço foi solicitado, por ser uma escola centralizada, ficamos muito felizes em poder participar. É uma ação que as pessoas procuram, dá facilidade e em um espaço próximo a sua residência. Chegamos cedo, organizamos tudo com o pessoal da prefeitura e da Defensoria. Muito importante para os moradores da região”, comenta.
A dona de casa, Veridiana Carvalho, 37 anos, aproveitou a ação para tirar a 3° via de sua identidade e também as duas identidades de sua filha. “Fiz a minha na segunda e hoje vim retirar hoje fazer as das minhas filhas. Temos que aproveita a ação, é uma ótima oportunidade para gente. Muito bom e super organizado”, elogia.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio