Semma: Em defesa da piracema, são apreendidos 750 metros de rede, tarrafa, armadilhas e pescado irregular
No período de 08 a 10 de novembro, em defesa ao período da piracema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com apoio da Guarda Municipal de Marabá, promoveu 12 abordagens de pescadores no curso do Rio Tocantins, apreendendo 750 metros de rede de pesca malhadeira; 20 kg de pescado e 18 armadilhas (João Bobo) e uma tarrafa.
Segundo Paulo Chaves, coordenador de Fiscalização na Semma, o pescado apreendido foi doado conforme Artigo. 10 do Decreto Municipal de Marabá/Panº 48/2019, em consonância com Artigo 135 do Decreto Federal nº 6514/2008. Os 30 kg de peixe da espécie pirarucu foram doados para o Lar São Vicente de Paulo – Marabá – Asilo e Casa de Repouso. Os apetrechos de pesca (redes tarrafas, etc.) foram destruídos.
Outras ações
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) participou de outras diligências pelos bairros de Marabá no mesmo período. A GMM começou as atividades no plantão do Crismu – Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher – localizado na Folha 33 e garantiu apoio aos Jogos Escolares (Ginásio Poliesportivo Renato Veloso), na Folha 16, Nova Marabá.
Ainda na sexta-feira, em operação integrada (GMM, Polícia Militar e DMTU) do tipo blitz, foram apreendidos dois carros e quatro motocicletas. Noutra situação (Polícia Civil, SEMMA e GMM) houve combate à poluição sonora em diversas localidades do município.
A Guarda também participou de rondas por diversas praças e outras vias públicas da cidade, como Orla de Marabá, hospitais Municipal e Materno Infantil; feiras dos bairros Laranjeiras e Folha 28; e núcleos São Félix e Morada Nova.
No domingo, 10, foi realizada operação integrada entre GMM e Vigilância Sanitária nas feiras Laranjeiras e Folha 28; e ronda conjunta DMTU, PM, GMM, Postura e Semma pelos bares e casas noturnas dos núcleos Nova Marabá e Velha Marabá.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação