Gestão: Prefeitura reinaugura laboratório da Seagri e entrega veículos e implementos agrícolas
Os veículos, entre tratores e caminhões, foram entregues à Semma e Seagri
Na manha desta sexta-feira (13), a Secretaria de Agricultura (Seagri) recebeu novos veículos e maquinários. Na ocasião foram entregues um trator, uma grade, duas peneiras, dois trituradores, uma minicarregadeira, uma caçamba, além de um carro popular. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município. Também foi feito a reinauguração do Laboratório de solo e animal da Seagri que estava parado há mais de 8 anos.
O prefeito, Tião Miranda, destacou que as aquisições visam sobretudo beneficiar e incentivar a agricultura familiar no município. Neste ano foram mais de 1300 famílias beneficiadas pelos projetos da Seagri. “Estamos trabalhando cada vezes para dar assistência a essas famílias. Sabemos que a pessoa para se fixar no campo precisa ter produtividade, ter renda. A gente trabalha em toda cadeia [produtiva], arar a terra, dar a muda, assistência técnica, caminhões pra transportar, incentivar e estruturar as feiras”, comenta.
Os tratores servirão no setor de mecanização. Já os veículos para compostagem são referentes aos Residenciais Tiradentes e Jardim do Éden, uma vez que, a Prefeitura mantém parceria com a Caixa Econômica, atendendo mais de duas mil famílias com o projeto de compostagem. Lá existe também a horta comunitária dos dois residenciais, a qual beneficia em média 60 famílias.
O presidente do Sintraf, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Sebastião Alves de Souza, comemorou as novidades. “Parabenizar a Prefeitura de Marabá por esse empenho de trazer tantas coisas boas para agricultura familiar. Ficamos felizes com esse destaque que temos recebido e que nos anos anteriores não tínhamos”, sublinha.
O secretário de Agricultura de Marabá, Francisco Adailton, destaca que esse ano já foram mais de 70 hortas comunitárias criadas com incentivo da Seagri e reitera que o objetivo é tornar o município um dos grandes produtores de açaí. “Das 700 mil mudas produzidas pela Seagri este ano, 500 mil são de açaí. Na minha opinião se continuarmos produzindo mudas nessa quantidade o açaí pode tornar uma commodity igual a soja, o milho. O que se produz, vende”, pontua.
O agricultor, Rubens Miranda, 71 anos, é um dos beneficiados com os projetos de incentivo a produção de açaí e cacau da Seagri e fez questão de comparecer para prestigiar o evento de entrega dos maquinários. “Tenho dois hectares de açaí, implantandos em parceria com a Seagri. Um hectare de cacau que está começando a produzir. Tudo com a assistência da secretaria, fomentando mudas, sementes, adubo, transporte e máquinas. Parceria que rende, já que o agricultor não tem recurso para pagar a máquina e trator. A parceria é importante para todo mundo”, ressalta.
Laboratório
A importância do Laboratório de solo e animal da Seagri se dá principalmente porque na região de Marabá, não existe nenhum desses porte, logo, todas as análises de Marabá eram enviadas para Goiânia e demoravam cerca de 20 dias para retornar ao município. Agora, Marabá terá um laboratório de ponta para fazer as análises tanto de solo quanto animal, com resultados entre 2 e 3 dias, no máximo.
O analista ambiental da Seagri, Givanildo Moreira, explica que “a atividade fundamental do laboratório é poder analisar o solo da região para agricultura familiar, que trabalha diretamente para produção de alimentos. Aqui podemos determinar a quantidade de minerais e elementos químicos no solo, definindo que é melhor para cada agricultor”, complementa.
Semma
A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) também recebeu dois caminhões pipas que visam ajudar no combate as queimadas. “Os caminhões foram adquiridos com recurso do Conselho do Meio Ambiente e são de suma importância para o município. Vem ajudar a gente a combater as queimadas e a molhar os logradouros e plantas na época da estiagem”, comenta o secretário do meio ambiente, Rubens Borges Sampaio.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Veja a galeria de fotos: