Saúde: CCZ atua no controle populacional de cães para redução de casos de leishmaniose animal
Para fazer o controle populacional de cães, e assim evitar que mais animais sejam contaminados pela leishmaniose, já que eles são o principal hospedeiro do protozoário da doença no meio urbano, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, realiza mais de 20 cirurgias de esterilização de cães e gatos por semana. Outras medidas, como o combate ao mosquito transmissor da doença, se somam ao esforço para o controle desse agravo em Marabá.
No momento, o município não dispõe de kits (teste rápido) para leishmaniose. De acordo com a Sespa, Centro Regional de Marabá, esse material está a caminho, devendo chegar aqui em poucos dias. Diante da situação, os donos de animais suspeitos de estarem com a doença podem levá-los a uma clínica particular para fazer o exame.
A leishmaniose visceral, de acordo com o veterinário Nagilvan Amoury, sofre pequena redução nos cães, considerando que de cada 10 animais com testes realizados, mais da metade apresenta a doença. De acordo com a Vigilância em Saúde, este ano, a prevalência de leishmaniose visceral em humanos está semelhante ao ano anterior, depois de uma redução significativa em 2018 em relação a 2017, de superior a 55%. Naquele ano, houve 86 casos da doença em Marabá; esse número caiu para 38 em 2018; e este ano até agora registra-se 38 ocorrências confirmadas.
Para um combate mais eficaz do mosquito palha, o município realiza levantamento entomológico no município de Marabá, referente à situação atual da leishmaniose visceral; promove orientações em saúde por meio das visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias; providencia a desativação de pocilgas e galinheiros em zona urbana; realiza borrifarão residual de inseticida, dentre muitos outros. Um novo projeto para intensificar essas e outras ações, foi enviado pelo CCZ à Secretaria Municipal de Saúde.
Para realizar a castração do seu animal é preciso fazer o agendamento com antecedência. No final de cada mês são realizados os agendamentos para o mês seguinte. Os interessados devem agendar o CCZ, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com comprovante de residência e entrar na lista de espera.
Texto: João Batista
Foto: Divulgação