Legislativo: Emendas contemplam áreas da segurança pública, iluminação, transporte e saúde
Segundo o vereador, em 2019 foram 90 requerimentos, 135 ofícios enviados à prefeitura e 17 processos relatados. Desse total, 70% dos requerimentos e 90% ofícios foram atendidos.
A área da segurança pública ganhou destaque, esse ano, pela Prefeitura de Marabá, com apoio do poder legislativo. Uma emenda impositiva do vereador Cabo Rodrigo Lima (PRB), no valor de R$ 10 mil, foi destinada ao Canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM), para aquisição de mais um cão, a fim de reforçar junto aos demais no canil, no policiamento repressivo em ocorrência de tráfico de drogas.
“O prefeito achou interessante nossa indicação, e veio a cadela Drylka. Hoje já colhemos resultados positivos no combate ao entorpecente, que é um dos maiores fatores de crimes no estado: a droga. Nesse combate, o cão evita maior confronto localizando a droga com a inteligência que foi treinado e faro, sem o policial precisar usar da força, evitando o óbito. Só temos a comemorar a chegada daquela cadela que vem para somar na segurança pública”, apontou o edil.
No setor de Iluminação Pública, o parlamentar e sua equipe trabalharam para levá-la, sobretudo, nas pontas de rua, e em pontos estratégicos que não havia luminária, na Nova Marabá e Vila Nativa em Morada Nova.
Além de segurança pública e iluminação, saúde, transporte alternativo, insumos hospitalares, sinalização, entre outras áreas estão na conta das emendas parlamentares e impositivas, requerimentos e processos atendidos pelo vereador Cabo Rodrigo, em 2019.
Entre os projetos mais emblemáticos em 2019, o qual foi alvo de grande mobilização por parte das categorias envolvidas como sindicatos, empresas de ônibus, táxi lotação, taxistas convencionais, foi o processo do transporte por aplicativo. “A Câmara tinha de regulamentar essa demanda. Atualmente, a nossa cidade está com transporte alternativo regulamentado”, citou o vereador se referindo ao projeto por ele relatado.
Outra conquista muito comemorada pelo vereador da segurança pública, foi o termo de cooperação com a Polícia Militar para a implantação da Escola Militar, hoje realidade no município, o CMRIO (Colégio Militar Rio Tocantins), localizado na Folha 13. “Trata-se de uma das nossas maiores conquistas que sempre defendi era uma escola militar em Marabá. Defendi até que fosse na Folha 13, pois lá foi palco de vandalismo de ônibus, e uma área de vulnerabilidade social propícia para o crime”, relembrou cabo Rodrigo, informando que em 2016 havia menos de 400 alunos ali matriculados.
Antes da assinatura do terno de cooperação, o prefeito Tião Miranda juntamente com o secretário de Educação, à época, Luciano Dias, visitaram com cabo Rodrigo as instalações do CMRIO, e também o vereador visitou outras escolas militares de outros estados como referência. “Atualmente é uma escola de destaque. É uma conquista enorme, gratificante para nosso gabinete e assessoria. Quem ganha é a cidade de Marabá”, sublinhou.
Ainda no tocante ao CMRIO, o vereador cabo Rodrigo destinou também para aquela instituição de ensino, uma emenda de 90 mil reais para aquisição de uma minivan, para os alunos se locomoverem para apresentações, olimpíadas, seminários e outros municípios. A emenda está em fase de contrato.
Ademais, ainda na parte da Educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras (Sevop), através da proposição de Rodrigo Lima realizou a reforma da Escola José Cursino, na Folha 10. Houve também a revitalização da Escola Felipa Serrão na Folha 11, graças a emenda impositiva do parlamentar, a escola não oferecia mais conforto e perdia alunos. “Hoje está mais renovada, com vistas para climatização das cinco salas daquela escola por meio de emenda parlamentar de minha autoria para o ano que vem”, declarou ela.
Na área de sinalização foram colocadas canaletas através do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) no Bairro Nova Marabá, nas Folhas 10, 11, 17 e adjacências, também a pedido do vereador, para reduzir velocidade, que consequentemente diminuiu muito o número de acidentes.
Zona Rural
Na zona rural, o vereador solicitou a construção de uma nova sede da Escolinha Flor da Mata no PA Itacaiúnas, uma escola que funcionava num barracão de máquinas pesadas da fazenda. “Nós sensibilizamos o prefeito Tião Miranda para construção da escola, de prontidão ele mandou licitar a obra em modelo de duas salas. Em breve esta obra será entregue. Para nós é vitória e conquista oferecer conforto para os servidores da Educação, bem como toda família escolar”, salientou.
Pelo empenho do vereador cabo Rodrigo, aconteceu também a liberação de uma área para funcionamento da feira da Folha 11. “E é necessário para aquecer a economia daquela área toda, gerar emprego e renda. A expectativa é a construção de uma estrutura melhor para aqueles feirantes”, almejou.
Saúde
Por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil também foram adquiridas cadeiras de rodas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na área da saúde foram providenciadas bombas de efusão para o HMI (Hospital Municipal de Marabá).
Ações extramuros que promovem inclusão social e qualidade de vida foram ofertadas nas localidades distantes de Marabá, até dentro da zona urbana, em lugares onde há mais dificuldade de acesso a médicos. Como por exemplo, na Vila Itainópolis (zona rural), Folha 1, Bairro Araguaia entre outros locais.
Por fim, está em funcionamento o projeto Vida Saudável, outra proposição do vereador na área do Esporte. Ele começou timidamente com uma união entre amigos, eram 6 ou 7 pessoas para conservar a academia ao ar livre na Praça da Criança. Agora, a prefeitura executa o serviço de manutenção.
“Conseguimos reunir para fazer um café da manhã, na última sexta-feira do mês, hoje foi crescendo, já temos zumba. Com a chegada do Espaço Rotary estendemos o projeto para toda sexta-feira, mantendo café da manhã na última sexta-feira do mês. Atualmente o Projeto Vida Saudável está em outros bairros e folhas como Folha 10, 16 e Folha 13, e ainda no Espaço de Saúde e Lazer do Aeroporto. Mais de 130 mulheres com saúde beneficiadas”, calcula o edil.
Segundo o vereador, neste ano, foram 90 requerimentos, 135 ofícios enviados à prefeitura e 17 processos relatados. Desse total, 70% dos requerimentos e 90% ofícios foram atendidos. “Nós nos sentimos contemplados por contribuir tanto com a população nesse ano de 2019. Só temos a agradecer a Deus, e ao povo de Marabá por oferecer essa oportunidade para mostrar que viemos para olhar para população”, finalizou ele.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio