Legislativo: Mutirões de saúde e social chegam à zona rural
A iniciativa representa qualidade de vida, uma vez que, os atendimentos alcançam lugares onde o acesso é mais restrito a médicos e outros profissionais.
Cerca de três mil pessoas foram beneficiadas com ações de saúde em áreas de assentamentos, somente neste segundo semestre de 2019. Os serviços foram destinados à população pertencente à Vila Lajedo II e PA Lajinha, zona rural de Marabá. Além dos atendimentos de saúde, uma equipe ficou responsável pela realização de uma ação social nas comunidades.
Todas as ações foram acompanhadas por uma representante do poder legislativo. A vereadora Priscila Veloso destacou a importância da parceria entre Câmara e Prefeitura de Marabá, na realização das ações que atendam às necessidades das pessoas, mesmo nos locais mais distantes.
“O objetivo dessas ações é levar esses serviços até aquela comunidade que não tem um posto de saúde. Os serviços são de extrema importância para a população, o atendimento àquelas pessoas que mais precisam”, explicou a parlamentar.
INFRAESTRUTURA
Além da zona rural, os serviços também se estenderam para áreas periféricas da cidade, como alguns pontos do Bairro da Paz, onde foram realizados atendimentos em saúde, assistência social e de infraestrutura.
“No Bairro da Paz foi uma luta junto com a população, pois centenas de famílias eram atingidas com alagamentos. Fomos com o prefeito Tião Miranda e ele se comprometeu em fazer o serviço de drenagem nas áreas que eram afetadas pelas constantes enchentes, e esse trabalho foi realizado beneficiando centenas de famílias”, destacou a vereadora.
As obras de infraestrutura no Bairro da Paz chegaram às ruas Cuiabá, Vila Lobos, Machado de Assis e Cecília Meireles. Na Rua Cuiabá foi colocada 18 aduelas (galerias celulares de concreto que são utilizadas no sistema de drenagem de águas pluviais), e construída ainda uma ponte entre os bairros Belo Horizonte e da Paz. Ademais, foi aumentada a cava do canal para evitar alagamentos.
“A expectativa é que novos desafios virão. Termino com uma palavra de gratidão, porque tivemos resultados naquilo que nos propomos a fazer. Em 2020 o trabalho será com mais maturidade, a fim de dar continuidade para obras importantes para a comunidade”, finaliza Priscila Veloso.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio