Obras: Revitalização da EMEF Pedro Peres, em Morada Nova, anima comunidade escolar
A Escola Municipal Pedro Peres, localizada no Distrito de Morada Nova, já está com aspecto de escola nova. As obras de revitalização estão aceleradas e os visitantes do ambiente escolar percebem as mudanças, que contemplam todo o prédio e a quadra esportiva. As obras são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Marabá e a empresa Vale.
Dentre os serviços executados nesta etapa estão a ampliação da sala de recursos, que agora passa a ter dois ambientes para atender os alunos da Educação Especial. Atualmente são 58 alunos matriculados. Além disso, os operários trabalham nas adequações de acessibilidade, com a instalação do piso tátil, bem como, do corrimão da rampa que dá acesso ao andar de cima. Vale ressaltar que toda a escola está dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 9050. Assim, portas e banheiros já estão adequados.
Juciene Jacob, engenheira da Secretaria de Viação e Obras (Sevop), informa que o bloco da secretaria e as salas de aula do último bloco já estão prontos, bem como as superiores também estão com a pintura finalizada, faltando apenas pequenos acabamentos.
Por outro lado, estão concluídos a revisão do telhado e limpeza do forro; parte hidráulica, com troca de vasos, cubas e pia da cozinha; substituição da instalação elétrica, com luminárias, cabos e disjuntores; piso, lixamento e resina no piso, novo piso cerâmico nos banheiros. Todas as janelas foram substituídas, incluindo 14, só de salas aula; as portas, antes de madeira, trocadas por chapa de aço.
“Está faltando o bloco das salas de recursos e a escada para o segundo piso, que está sendo locada para execução. Toda a parte externa ainda vai ter uma demão de tinta. Além disso, está sendo executada uma nova subestação elétrica para suportar a carga, já que antes a escola sofria com queda de tensão”, esclarece a engenheira sobre o andamento das obras.
Quanto à quadra esportiva, foi concluída a estrutura metálica e arquibancadas. Na quinta-feira (07), o trabalho de pintura estava sendo feito. A empresa trabalha ainda na confecção dos guarda-corpos.
As obras de revitalização da EMEF Pedro Peres estão orçadas em R$713.294,03. A previsão de conclusão é para março deste ano. A escola atende mais de 1000 alunos entre o 6 º e 9º ano, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA e CEEJA).
Helena Lima, gestora da escola, fala entusiasmada dos avanços trazidos pela revitalização da escola. “A sensação de sonho realizado. É uma alegria pra nós e como estou acompanhando de perto, praticamente todos os dias, tô vendo que o trabalho, tá fluindo, estamos felizes com a escola sendo toda adaptada. A obra está bem adiantada”, comenta a diretora.
Repercussão
O aluno Ruan Pablo Costa, 13 anos, disse que a revitalização era necessária para o conforto de toda a comunidade escolar. “A gente aguardava essa reforma há muito tempo e a gente fica maravilhado porque é muito bom para os alunos, professores e direção”, observa o estudante, que estava no prédio em busca do 4º bloco de atividades.
Ana Rosa Santos, professora da sala de recursos, comemora os avanços que as obras estão trazendo para a Educação Especializada. “Nós atendemos todas as escolas e NEI’s [Núcleos de Educação Infantil] aqui de Morada Nova, [7], e atendíamos a demanda apenas em uma sala, com a reforma ganhamos mais uma sala de recursos, e hoje foram lotadas mais duas professoras. Vai melhorar o atendimento aos alunos”, ressalta.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Galeria de fotos: