SMSI: Órgãos atuam no combate a aglomeração e prevenção de transtornos
Além do combate às aglomerações e transtornos pela cidade, a GMM também atuou ao lado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), nos atendimentos as denúncias de poluição sonora.
A Secretaria Municipal Segurança Institucional (SMSI) atua ativamente no segurança e prevenção ao Covid-19 no município. Os órgãos da Secretaria se mobilizaram por todos os núcleos da cidade, no combate as aglomerações, durante no fim de semana.
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) realizou rondas em diversas praças, vias públicas, rodoviárias, feiras do município e bairros do município. Além de auxiliar a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) na fiscalização dos bares e restaurantes do município.
A Orla de Marabá segue fechada para veículos no período de 17h de sexta-feira até à meia noite do domingo. Com a ajuda do Departamento Municipal de Transito Urbano (DMTU) as equipes verificam pontos de aglomeração e o cumprimento dos horários e demais normas estabelecidas pelo Decreto.
“Passamos nos quatro núcleos da cidade. Temos duas equipes disponibilizadas apenas para essas rondas que buscam encontrar pontos de aglomeração. Passamos pelos núcleos com o objetivo de cobrir toda cidade”, explica Emanuel Souza da Cruz.
Na sexta-feira (5), por volta das 10h40min, a viatura ad GMM prestou apoio a uma equipe da Postura, para a retirada de tendas, mesas e cadeiras que se encontravam nas calçadas da cidade. No sábado (6) o foco foram os bairros São Félix e Morada Nova, com as equipes da GMM, DMTU, PM realizando uma ronda ostensiva pelos locais.
No domingo (7) a GMM ainda prestou apoio ao HMM, após um cidadão alcoolizado, portando uma faca, ter causado transtorno no local. A PM também foi chamada ao local, mas não houveram maiores problemas. Outra solicitação já havia sido realizada na quinta-feira (4) com um rapaz que adentrou o hospital causando baderna, no entanto ele conseguiu fugir após a chegada da GMM. No domingo a equipe também esteve em frente ao Carlos Bar, na folha 28, após vizinhos denunciarem que havia um som muito alto no local.
Além do combate as aglomerações e transtornos pela cidade, a GMM também atuou ao lado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), nos atendimentos as denúncias de poluição sonora. Sendo todas resolvidas no local, com orientações educativas. Os órgãos também atuaram no combate ao período de defeso da Piracema, com operações sendo realizadas tanto por terra, vicinais e pelo Rio Tocantins no pedaço que compreende até o município de Itupiranga.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação