Vigilância Sanitária: Divisa fiscaliza bancos e casas lotéricas
Diariamente uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) percorre casas lotéricas e agências bancárias no município com o objetivo de orientar as pessoas e verificar o controle de filas na parte externa, como também fiscalizar se as instituições estão cumprindo as exigências das medidas de segurança e higiene, visando o combate e proliferação da covid-19.
Os agentes da Divisa verificaram se as agências estão respeitando o decreto sobre o distanciamento social dentro das agências, se estão oferecendo o álcool em gel 70% para os clientes, se as máquinas estão sendo higienizadas e se há o controle de acesso nas agências.
De acordo com Daniel Soares, coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária, houve uma reunião prévia com gerentes de instituições orientando para que as agências possam cumprir todo o protocolo de saúde que o decreto municipal estabelece sobre as medidas de combate ao novo coronavírus.
“Os bancos devido ao grande fluxo de pessoas, sempre pediram a ajuda da vigilância sanitária e da Guarda Municipal para organizar as filas externas, pois dentro das agências havia organização interna feita por eles. Porém, após o auxílio emergencial, as filas continuaram a existir e a Divisa realiza esse trabalho para verificar se as medidas vêm sendo tomadas”, explicou Daniel Soares.
Dona Dolores Lopes, chegou na agência às 7 horas da manhã e já se aproximava do meio dia e ainda não havia sido atendida e nem tido acesso para dentro da agência. “Cheguei cedo, mas até agora nada de atendimento e ainda ficamos ao sol. Vez ou outra vem um funcionário falar sobre o distanciamento, mas não tem jeito não, é só o funcionário sair todo mundo se aglomera de novo”, disse dona Dolores.
Júnior Amorim também reclama da organização da fila em frente às agências bancárias. “Aqui tinha que ter um atendimento melhor, agendamento, uma possibilidade pela internet, aliás o mundo hoje é digital. Aí a pessoa chega aqui para fazer um serviço tem que ficar na fila esse tanto de hora para poder entrar na agência, aí fica complicado”, disse Júnior Martins.
De acordo com a Divisa, uma equipe da Guarda Municipal colabora na organização das filas na parte externa das agências bancárias e casas lotéricas para que se cumpra o distanciamento social, sendo que as agências informam aos clientes sobre as demarcações no piso que indicam a distância que devem ficar.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio