Limpeza Urbana: SSAM e Postura fazem trabalho de manutenção de grotas e bueiros
O município de Marabá, através do SSAM – Serviço de Saneamento Ambiental, e do Código de Postura, mantém um intenso serviço de manutenção em grotas e bueiros. São canais que cortam praticamente todos os bairros da cidade e que, neste período do ano, possui um histórico de transbordamentos devido a grande intensidade das águas pluviais.
Nos meses de fevereiro e meados de março, período de maior intensidade das chuvas até o momento, o Código de Postura realizou 47 ações de retirada de entulhos de bueiros, 34 ações de limpeza de canais, inclusive com abertura da cava para facilitar a vazão da água das chuvas, evitando transbordamentos e mais problemas para as famílias.
“É essencial estarmos com essas operações na cidade, Marabá é uma cidade cortada por canais, cursos naturais de água e temos muitas áreas, resultados de invasões e ocupações onde encontramos construções sobre esses canais o que dificulta nosso trabalho”, explica Túlio Rosemiro, coordenador do Código de Postura do município.
Na manhã desta quarta-feira (17), os serviços continuaram na limpeza de um canal nas proximidades da grota Galeria, que divide as Folhas 28 e 20, na Nova Marabá. Com uso de uma retroescavadeira, caminhões e tratores, a área está sendo limpa com a retirada de entulhos e ampliação do canal para dar mais vazão à passagem da água pluvial.
No início do mês de março, com as intensas e prolongadas chuvas, as equipes do Código de Postura intensificaram os trabalhos nos bairros da Liberdade, na Avenida Gavião, onde houve a abertura de um canal para a passagem da água, evitando o represamento e a consequente inundação de pontos do bairro.
Serviço semelhante ocorreu também na Folha 33, na Nova Marabá. No local foram retiradas manilhas que estavam impedindo a vazão da água e alagando casas e ruas. Na oportunidade, um morador foi alertado sobre uma construção irregular que obstruiu a passagem natural da água.
“Muitos alagamentos poderiam ser evitados se a população, antes de construir suas casas procurassem o órgão competente para avaliar o local e se há condições técnicas para a obra. Caso contrário as construções irregulares contribuem para o grave problema que atinge várias famílias em vários bairros”, enfatizou Túlio Rosemiro.
Telefone da postura: 94 – 99155-2425
SSAM
Nesta terça-feira (16), as ações de limpeza do SSAM trabalharam pelas marginais das Folha 32 e 33, limpeza de bueiros na Avenida Boa Esperança, Bairro Laranjeiras, limpeza de vala manual no Bairro Araguaia e Folha 15, limpeza com máquina retroescavadeira na Rua José Bonifácio, no Bairro Independência, equipe de roço no lar São Vicente, Folha 6 e ainda uma equipe de trabalho próximo à praça do Novo Horizonte, numa colocação de manilha irregular.
“O rapaz aterrou o quintal da residência e impedia a água passar. Essa época de inverno entope muito bueiros, principalmente as ruas que não são pavimentadas. Atendemos todos os chamados sempre”, disse Odilon Cerqueira, coordenador de limpeza urbana do SSAM.
A dona de casa Francinete Silva, moradora do Bairro Independência, comemora sempre ao ver seu bairro sendo limpo. “A gente percebe que a nossa cidade está com outra cara. A limpeza além de contribuir para nossa qualidade de vida, evita que a água invada nossas casas e prejuízos maiores aconteçam. Então é um trabalho mais que necessário para a população, principalmente das regiões mais baixas e alagadiças da cidade”, disse.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr / Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio / Aline Nascimento