Agricultura Familiar: Semed lança chamada pública para merenda escolar
O certame busca contemplar mais de vinte itens produzidos que serão incorporados à merenda escolar como polpa de frutas, açaí e farinha de tapioca.
No próximo dia 25 de março, às 9 horas da manhã, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lança a chamada pública para o edital de merenda escolar voltado para produtores da agricultura familiar. A chamada visa a aquisição de alimentos perecíveis da agricultura familiar para compor o cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino. O certame é resultado do Programa Nacional de Alimentação Escolar para o ano de 2021. A ação ocorrerá na sede da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas do município (Sevop).
A chamada é para agricultores individuais e grupos formais e informais, sendo pessoas físicas ou jurídicas. Para participar, os agricultores devem acessar o edital e procurar o Departamento de Licitações da Sevop para saber quais documentos são necessários e para a entrega das propostas. É importante estar com o Documento de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em dia.
O certame busca contemplar mais de vinte itens produzidos pela agricultura familiar do município e que podem ser incorporados à merenda escolar como polpa de frutas, açaí e farinha de tapioca, por exemplo, com entregas semanais, quinzenais e mensais.
De acordo com Augusto Alves Filho, coordenador da merenda escolar de Marabá , o edital terá um orçamento estimado entre 6 e 7 milhões de reais e cumpre um importante papel no município. “O edital vai ajudar no fomento aos fornecedores da agricultura familiar, trazendo renda para essas famílias”, afirma.
Com duração para o ano letivo de 2021, o edital fortalece a parceria no município com os agricultores da região, o que ajuda a movimentar a economia do local. “A chamada ajuda muito porque compramos esses produtos e ajudamos a escoar essa produção utilizando em nossa merenda”, finaliza.
Para mais informações, entrega de projetos e propostas de venda, a Comissão Especial de Licitação do Município de Marabá fará atendimento de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h para orientar quem tiver interesse em participar da chamada pública. A comissão fica localizada na sede da Sevop. O contato também pode ser feito pelo email: sevop.licitacao@maraba.pa.gov.br .
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos de arquivo retiradas antes da pandemia