Assistência Social: Seaspac desenvolve ação com crianças e pais nos abrigos
A ação foi realizada em parceria com a Guarda Municipal, Câmara de vereadores, através da escola do legislativo e contou com a van do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Ministério Público (PETI).
Crianças e adultos que estão no abrigo da Folha 31, na Nova Marabá, participaram de uma manhã com atividades bem diferente do seu dia a dia, nesta segunda-feira (22). Eles foram o público alvo de uma ação social realizada pela Secretaria de Assistencial Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), onde foram desenvolvidas várias atividades lúdicas, educativas e de orientações.
Uma van do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Ministério Público (PETI) serviu como apoio à ação e duas tendas foram montadas em frente ao abrigo. As ações começaram com as crianças logo bem cedinho. Os pequenos olhinhos das crianças estavam atentos às histórias contadas pela coordenadora da escola do legislativo da Câmara de vereadores, Gaby Silva.
“Neste momento difícil que estamos vivendo devido a pandemia e aqui em Marabá agravada pela enchente fazer esse tipo de atividadede lúdica é trazer um pouco de alento para as crianças ainda mais porque estão fora das escolas e trazer um pouco desse mundo imaginário de lendas e narrativas literárias e trazer um pouco de alento e esperança”, destacou Gaby Silva.
O pequeno Ícaro da Silva Peres, de 6 anos, foi uma das 26 crianças que participaram das ações desta manhã e estava bastante empolgado com as brincadeiras e jogos educativos, “É tudo muito bom aqui hoje, já conhecemos as histórias e agora é a hora de brincar com os jogos”, disse Ícaro.
A dona de casa, Joana Rafaela Santana Costa, é mãe de dois filhos, João Gabriel e Joane Santana, ela conta que ficou satisfeita com a ação da Seaspac, pois levou educação para os filhos. “Eu acho muito bom porque desenvolve eles na educação porque vai aprendendo o que é certo, ainda mais porque as aulas não começaram ainda e quando vai aprendendo é bom para eles”, disse dona Joana.
“A secretaria solicitou que nós fizéssemos um levantamento dessas famílias que estão nos abrigos e pudesse fazer um acompanhamento junto a elas e nós fizemos esse levantamento e temos aqui 25 famílias, essas informações das pessoas, crianças e idosos, nos faz planejar ações que envolvam as famílias em diversas ações, como orientação de saúde, educação entre outros”, informou Kelly Cortês.
No final da manhã a ação ocorreu com os pais onde foram abordados temas como segurança, cuidados com as crianças, violência sexual e orientação sobre higiene.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Institucional, através da Guarda Municipal, Câmara de vereadores, através da escola do legislativo e novas ações já estão planejadas para esta semana em outros abrigos. Nesta terça-feira está prevista para acontecer no abrigo da Marabá Pioneira.
Veja mais fotos da ação:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio