Feliz e lúcida idosa completa 106 anos de vida em Marabá
A aposentada, Catarina Francisca da Silva, é mãe de 3 filhos, 6 netos e 3 bisnetos.
Com um olhar sereno e semblante calmo, a marabaense, Catarina Francisca da Silva, está se aproximando do seu centésimo sexto ano de vida com muita saúde e lucidez. O aniversário acontece no mesmo mês em que Marabá completa 108 anos. É celebrado no dia 30 de abril ou “ o derradeiro dia de abril, da era de 15”, como ela gosta de esclarecer.
Dona Catarina é maranhense, ex-moradora de Caxias, mas foi acolhida por Marabá há mais de 20 anos. Decidiu morar no Pará para ficar mais próxima da filha Ildenê Silva, de 62 anos, que se mudou para esse município na década de 80. Aqui, no Bairro Belo Horizonte, a aposentada fez história trabalhando na venda de espetinhos e café da manhã. O cuscuz no prato era uma de suas especialidades.
Outra marca de dona Catarina é o gosto pela diversão. Participando do projeto Conviver desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social do Município (Seaspac), ela não se isentava dos encontros, passeios, festas e cursos ofertados pela prefeitura. São momentos que ela guarda com muito carinho e saudades, já que por causa da pandemia tem de ficar em casa para resguardar a saúde. Com sorriso no rosto, dona Catarina faz questão de declarar seu amor pela cidade.
“Eu gosto daqui, acho tão bom aqui, beleza! Gosto do lugar e gosto das pessoas”, ressalta a idosa.
A aposentada, mãe de 3 filhos, 6 netos e 3 bisnetos tem sido um exemplo de força e respeito para a família. Mesmo com a idade avançada, ela se mantém independente. Gosta de cuidar da higienização sozinha, caminhar pela casa sem auxílio de ninguém, dança, brinca, conversa com as pessoas mantendo bom humor e até administra suas economias. A filha Ildenê Silva, 62 anos, com quem ela mora atualmente, acredita que a longevidade e alegria de dona Catarina têm a ver com o estilo de vida que sempre cultivou.
“Sempre se cuidou. Cuidava da saúde. É alegre. Gosta de andar arrumadinha, é vaidosa, gosta de se maquiar, de se divertir, de sair até hoje, só parou por causa dessa pandemia”, afirma a filha.
Na ocasião da passagem de aniversário pelos 108 anos de Marabá, dona Catarina Francisca enaltece a cidade deixando votos de muitas felicidades.
“Muitas felicidades, saúde e para o ano estejamos todos nós vivos para comemorar outra vez”, conclui a aposentada.
Texto: Leidiane Silva
Fotos: Aline Nascimento