Gestão: Prefeitura realiza ações infraestruturais e serviços nos Residenciais em São Félix e Morada Nova
As ações de infraestrutura e de prestação de serviços continuam acontecendo nos residenciais no núcleo de Morada Nova e São Félix. Nos três residenciais, Jardim do Éden, Tocantins e Tiradentes, obras como construção de creches, pavimentação, horta comunitária e pista de caminhada foram executadas.
No residencial Jardim do Éden, em Morada Nova, a comunidade vai contar com uma creche nova recém construída, aguardando apenas o fim da pandemia para ser entregue à comunidade. Ela homenageará uma antiga servidora da educação no distrito, intitulada NEI Tia Cleide.
“Nós tivemos nos últimos quatro anos a construção e finalização de dois núcleos de educação infantil, um no residencial Tocantins, que será uma homenagem ao seu Albino, e outro no Jardim do Éden que será a NEI Tia Cleide, uma trabalhadora da educação e que merece essa justa homenagem”, justificou o vereador Márcio do São Félix.
No residencial Jardim do Éden, além da nova Creche, as famílias estão integradas ao projeto da Horta Comunitária, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, que atende 45 famílias com produção de hortaliças para comercialização tanto no residencial como em feiras de Morada Nova e São Félix.
“Toda essa estrutura foi a Seagri que veio e organizou, madeira, telas, insumos e o treinamento e com hoje beneficiou 45 famílias que muitas tiram daqui o eu sustento”, informou Reully Arrais, associação de moradores do residencial Jardim do Éden.
Dona Maria Bernadete Lima Pereira, 62 anos, é uma das chefes de famílias que participam do projeto. De acordo com ela, o trabalho da horta vem propiciando uma renda extra com as vendas das hortaliças. “Eu tenho meu salário, mas é pouquinho e esse trabalho é para complementar a minha renda, porque tem luz, a casa para pagar e aqui vai dando para fazer isso”, disse.
No residencial Tiradentes, localizado entre o São Félix e Morada Nova, o projeto de compostagem “Põe no Balde”, que contribui para o trabalho da horta, também tem ajudado as famílias no local. São ao todo 60 pessoas que participam coletando restos de alimentos nas residências para uso na horta como adubo.
Nislene Barbosa dos Santos, é moradora do residencial Tiradentes e participa do projeto de compostagem, todos eles receberam um balde e é feita a coleta do produto. “A gente recolhe os restos de alimentos, como cascas de ovos, pó de café e colocamos dentro dos baldes e depois colocamos nas bombas, na sequência o material é recolhido para fazer a adubagem e vem sendo um projeto muito útil para os moradores e também para os produtores que trabalham na horta, um projeto ajuda o outro”, explica dona Nislene.
Os moradores do residencial Tiradentes também ganharam pavimentação da rua principal até a rotatória e uma pista para fazer caminhada. “Aqui vem mudando muito, fomos atendidos com a pavimentação, pois era muito sofrimento e também temos água, acabou a falta d’água, chafariz e a pista, podemos comemorar muita coisa e, claro, esperamos que venham mais serviços”, explicou Patrícia dos Santos, moradora do residencial Tiradentes.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Sérgio Barros (aéreas)