Covid-19: Vacinação é retomada com aplicação da 2ª dose em idosos
Reiniciou na manhã desta terça-feira (13), a campanha de vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 75 anos, que já receberam a primeira dose da vacina coronavac e estavam com a segunda dose agendada para esta semana. Vale ressaltar que apenas com a segunda dose da vacina eficácia do imunizante é garantida.
Na escola Judith Gomes Leitão, Velha Marabá, um dos cinco pontos de vacinação, até ao meio dia desta terça-feira, mais de 50 pessoas já haviam sido imunizadas. Em todos os pontos de vacinação, a movimentação foi tranquila e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus.
Seu Joaquim Nonato da Silva, de 76 anos, recebeu a segunda dose da vacina coronavac e era só alegria. “Muita gente fala dessa vacina, mas foi uma coisa que Deus mandou pra salvar nós, o povo dele. E as pessoas tem que ter fé no coração, primeiro a fé em Jesus. Eu estou muito agradecido e obrigado a essas pessoas que estão trabalhando muito obrigado, estou satisfeito e alegre”, disse o aposentado.
Seu Enoque de Moura Costa, 76 anos, também não escondia a emoção em ter recebido a 2ª dose da vacina. Segundo ele, já aguardava com ansiedade para ficar completamente imunizado contra o vírus. “Agora já recebi a segunda dose para evitar a doença e é um preventivo pra gente não sentir essas coisas que estão aí, muita gente não quer, mas eu quero e estou pronto, cuidando sempre da saúde e da vida”, disse seu Enoque.
A campanha de vacinação contra a Covid-19, para idosos a partir de 75 anos e que já receberam a primeira dose da vacina Coronavac, começou hoje e segue durante toda a semana. O idoso deve verificar a data que está prevista para receber a segunda dose e procurar um dos pontos de vacinação nos cinco núcleos da cidade, no horário de 8 da manhã às 5 da tarde.
Os cinco pontos de vacinação são, Escola Judith Gomes Leitão na Marabá Pioneira; escola Irmã Theodora no bairro Liberdade; escola Jonathas Pontes Athias na Nova Marabá; escola Jarbas Passarinho no núcleo de São Félix e escola Paulo Umbelino em Morada Nova. Não esquecer de levar o cartão da vacinação, cartão do Sus, comprovante de residência, CPF e RG.
Dona Lindalva Gomes, procurou cedo o ponto de vacinação para se imunizar. Ela estava visivelmente emocionada, agradecendo o trabalho de enfermeiros e técnicos. “Nós temos que agradecer a todos vocês e agradecer muito ao nosso criador e pedir que Ele leve essa doença e que Ele tenha misericórdia, só temos Ele por nós”, disse dona Lindalva.
Até esta segunda-feira (12), de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, 719 idosos haviam recebido a segunda dose da vacina.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio