Gestão: Prefeitura abre consulta online sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Consulta irá até o dia 23 de abril. Você pode participar clicando aqui.
A partir desta terça-feira, 13, está disponível para consulta popular um formulário que ajudará a gestão municipal a nortear a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2022, que é a base para os direcionamentos da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Até o próximo dia 23, qualquer pessoa pode acessar o formulário que foi idealizado para ser preenchido de maneira fácil e rápida. Neste ano, por causa das restrições impostas pela pandemia, não foi possível realizar audiência pública, justificando a utilização do formulário online.
O formulário é composto por três etapas. Na primeira, o cidadão preenche dados de localização onde será possível saber de qual área da cidade pertence e opina sobre quatro áreas que acredita serem prioritárias a respeito da destinação de recursos financeiros em relação ao bairro ou região onde mora. Ao todo, a plataforma apresenta 17 eixos prioritários de atuação da prefeitura como saúde, segurança pública e meio ambiente e ainda possibilita que o usuário indique outros eixos.
Na segunda parte do formulário, o munícipe pode indicar em quais áreas acredita serem necessárias obras realizadas pela gestão para o ano de 2022. Nessa fase, ele escolhe apenas uma opção entre asfalto e pavimentação, calçadas e acessibilidade, iluminação pública e escolas e creches, por exemplo.
Na terceira parte, o cidadão pode ser mais específico e indicar o tipo de obra, os benefícios que ela traria e o local onde pode ser realizada.
Ao final do período da consulta online, os dados coletados resultarão em um relatório final que vai ajudar a gestão na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Para o titular da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), Karam El Hajjar, a participação na consulta pública online ajuda a compreender as demandas do município e a elaborar o orçamento de forma a atender as principais necessidades.
“Essa iniciativa aumenta a transparência da gestão e nos ajuda a saber as demandas da população. Essa consulta vai garantir que tenhamos o máximo de opiniões possíveis para a elaboração das diretrizes do orçamento municipal”, pontua o secretário.
Você pode acesoar o formulário no banner presente nesta página, na home page do site da prefeitura ou clicando aqui.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo