Segurança: GMM participa de ações e operações no final de semana
No período de quinta-feira a domingo (15 a 18), as operações da Guarda Municipal de Marabá destacaram-se no âmbito do apoio à fiscalização às aglomerações, visando o combate à transmissão do coronavírus e, consequentemente, evitar aumento de casos de Covid-19.
As ações de fiscalização iniciaram na quinta-feira pelos núcleos São Felix, Velha Marabá e Nova Marabá, das 20h à meia noite, mas sem anormalidades.
Sexta-feira, das 20h às 23h, a operação Covid-19 foi integrada com a GMM, Polícia Militar, Departamento de Trânsito (DMTU), Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) e Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), fiscalizando 43 estabelecimentos nos núcleos Nova Marabá, Cidade Nova e Marabá Pioneira.
Enquanto no sábado, a fiscalização covid zero, integrada com o mesmo grupo, percorreu 70 estabelecimentos nos núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, das 08h às 12h e das 20h às 00h, resultando com um ponto comercial interditado.
No domingo, 18, a operação integrada conjunta (PM, GMM, DMTU, DMSP e DIVISA) aconteceu em dois períodos: das 08h às 10h e das 20h às 22h40, com rondas em toda área comercial, bares, restaurantes e espaços públicos, no núcleo cidade nova.
Outras ocorrências da GMM foram rondas de praxe pelas vias públicas, hospitais do município e feiras, além de apoio à vacinação de idosos contra a covid-19, no colégio Irmã Theodora, no núcleo liberdade, das 08h às 12h.
Foi dado apoio, no Estádio Zinho Oliveira, ao jogo do águia e remo. Das 16h às 18h
Também o Grupamento Proteção Ambiental (GPA) e Canil conseguiram prontamente deter um cidadão, que estava em risco de suicídio, na ponte do rio Itacaiúnas. O cidadão foi levado ao HMM e medicado.
Em apoio à Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), o GPA da Guarda contribuiu para a fiscalização de poluição sonora, com nove denúncias atendidas, além de abordagens em vias públicas, no sentido de dispersar aglomerações conforme determina Decreto Estadual. Dentre outras ocorrências de menor impacto.
Texto: João Batista
Foto: Divulgação