COVID-19: Marabá inicia vacinação de pacientes oncológicos
Declaração de aptidão de vacinação deve ser apresentada obrigatoriamente para pacientes em tratamento com câncer e ainda laudo de biópsia positivo
Nesta quinta-feira (22), iniciou a vacinação contra COVID-19, para pacientes em tratamento oncológico (câncer), no CEI (Centro de Especialidades Integradas), localizado às margens da Rodovia Transamazônica. A etapa de vacinação, primeira dose, em pessoas com 58 e 59 anos com diabetes e Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial Estágio 3 ou Hipertensão Arterial Estágio 1 e 2 continua em três locais: Escola Anísio Teixeira, na Cidade Nova; Colégio Militar Rio Tocantins, na Nova Marabá e Olavo Bilac, em São Félix.
A segunda dose para pessoas acima dos 60 anos continua nas seguintes escolas: Judith Gomes Leitão, Marabá Pioneira, Irmã Theodora, Cidade Nova, Jonathas Pontes Athias, Nova Marabá, Paulo Umbelino Ferreira, Morada Nova e ainda Jarbas Passarinho, que fica no São Félix Pioneiro. É importante verificar a data correta no cartão de vacinação.
Nos dias 23 e 24 retoma a vacinação da primeira dose para profissionais de saúde médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas e ainda a segunda dose para trabalhadores da saúde, especificamente na Escola Jonathas Ponte Athias. No feriado, quarta-feira (21), foram vacinadas 450 pessoas da primeira dose e 596 da segunda dose.
A agente de saúde, Erisvanda de Souza Oliveira, compõem a equipe de vacinação do CEI, responsáveis em imunizar pacientes com câncer. Ela afirma que logo pela manhã compareceu um público numeroso, entretanto, muitos não estavam com a declaração que estão aptos a tomar a vacina. “O médico tem de declarar que eles podem tomar a vacina. Até o momento conseguimos vacinar 10 pacientes, estamos aguardando em torno de 40 pacientes com base nas declarações enviadas por um médico oncológico. Está faltando a informação da declaração. O paciente oncológico por si só já tem uma resistência baixa, então é necessário”, explica a agente de saúde.
Maria Nelma Leal Santos estava no Centro de Especialidade Integradas na manhã de quinta-feira (22) e recebeu a vacina contra COVID-19, Coronavac. “Hoje foi um dia muito especial para mim, tomei a primeira dose da vacina e estou muito feliz, muito obrigada. Faço tratamento oncológico há quatro anos em Araguaína- TO. Hoje é uma vitória, eu consegui me vacinar, graças a Deus. Eu fiquei muito feliz e me emocionei por ter tomado a vacina”, conta ela.
Também no CEI, estava Noemi de Oliveira Gonçalves, que há 12 anos fui diagnosticada com CA de mama. Ela faz tratamento anual em Marabá. “A gente estava na expectativa desse momento, primeiro gostaria de agradecer a Deus por essa oportunidade e agradecer a gestão municipal. Eu acredito que é um dos primeiros municípios do estado do Pará que tem proporcionado a nós pacientes de oncologia esse momento. Enorme gratidão a Deus e a toda gestão municipal”, elogia ela.
O aposentado Vicente Miranda, de 73 anos, recebeu a segunda dose da Coronavac na Escola Jonathas Pontes Athias, na modalidade Drive Thru. Ele já fez tratamento de câncer e agora curado comemora por ter tomado o imunizante. “Tive câncer, estou bem e com a vacina melhor ainda. Agradeço vocês, a equipe que veio vacinar, pessoal muito bom e estou muito satisfeito”, disse Vicente.
Por fim, Dalton Oliveira do Nascimento de 58 anos, diabético, voltou para casa feliz da vida após ter tomado a primeira dose da vacina na Escola (CMRio). “Toda família estava esperando por esse momento, a minha esposa vai esperar um pouco mais. Estou feliz e satisfeito agora e continuarei tomando todas as precauções e sem aglomerar”, alertou Dalton.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio