Sou professor, faço a diferença: NEI Maria Clara Machado
“Ferramentas novas para incrementar nossa rotina escolar”, foi com essa definição que a equipe gestora do Núcleo de Educação Infantil Maria Clara Machado, no bairro Laranjeiras, descreveu o trabalho das professoras Luciara Lopes, Elecy Policárpio, Maria Ruth Caldas e Edileuza Nascimento.
As educadoras, como muitos outros professores pelo mundo, tiveram que se reinventar nesse tempo de trabalho remoto, elas descobriram habilidades que até então estavam escondidas, a desenvoltura na frente da câmera foi uma delas, usar o aparelho celular nas aulas, também.
Aqui o trabalho é com crianças de até 6 anos de idade, além das atividades impressas que os pais pegam na escola, Luciara, Elecy, Maria Ruth e Edileuza destinam uma hora de cada turno para interagir com os alunos que têm acesso à Internet, os pais são imprescindíveis, são eles que mediam essa “aula síncrona”.
“As aulas remotas estão nos proporcionando muitos desafios. Pra nós, Professoras de outra geração, lidar com as novas tecnologias têm sido um aprendizado constante. Aqui no NEI Maria Clara Machado recebemos apoio da direção da escola e estamos nos esforçando muito para garantir a qualidade do ensino. Esperamos que a vida normal e o ensino presencial voltem logo, enquanto isso, estamos aqui aprendendo a ensinar nesse novo ambiente”, contou Elecy Policárpio.
A sala de aula foi toda preparada para as crianças experimentarem a mesma sensação da aula presencial, de diferente no espaço, apenas o telefone celular no mini tripé, instrumentos que a cada dia se firmam como ferramentas inerentes ao trabalho do professor.
NEI Maria Clara Machado
Professoras:
Luciara Lopes
Elecy Policárpio
Maria Ruth Caldas
Edileuza Nascimento
Equipe Gestora:
José Rodrigues Lima (Neto)
Auricélia Lopes Queiroz
Texto e fotos: Magno Barros