Segurança: Mais de 2 mil estabelecimentos fiscalizados na Operação Covid Zero
A Operação Covid Zero realizada entre 13 e 25 de abril, que contou com a integração de órgãos de segurança que atuaram em medidas conjuntas para evitar a proliferação do coronavirus, resultando em 2.384 fiscalizações em estabelecimentos comerciais, 310 pessoas orientadas e 259 veículos fiscalizados.
Durante 13 dias, forças conjuntas da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) composta por Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Guarda Municipal de Marabá, além da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA), Polícias Rodoviária Federal (PRF), Civil e Militar e Bombeiro Militar realizaram ações de orientação e fiscalização em todos os núcleos da cidade.
Entre o total de estabelecimentos fiscalizados, os Núcleos Cidade Nova (38,10%) e Nova Marabá (29,16%) representaram a maior parte, seguidos de Marabá Pioneira (15,32%), São Félix (10,28%), Morada Nova (6,88%) e Vila Murumuru (0,25%).
Já entre os tipos de estabelecimentos fiscalizados, 40,41% foram conveniência, lojas e comércios em geral, 23,29% lanchonetes, 15,69% de bares e distribuidoras de bebidas, 10,49% de supermercados, 5,04% de restaurantes. A lista segue com arenas representando 3,48% das fiscalizações, aglomerações em praças e ruas 0,92% e bares na praia com 0,04%.
Entre outras ações, durante o período da operação a orla da cidade ficou fechada para circulação de veículos. Das 16h à meia-noite ocorreram rondas no local com equipes mistas das forças de segurança.
“Nós tivemos um resultado muito exitoso porque essa integração das forças de segurança nos possibilitou alcançar mais locais. Conseguimos ter seis, sete equipes de fiscalização diuturnamente. Foi uma parceria que deu certo e os órgão de segurança pública estão de parabéns”, ressaltou o Secretário de Segurança Institucional Jair Guimarães.
No decorrer da operação houve duas ocorrências de descumprimento do Decreto Municipal 184 de restrição à circulação de pessoas entre 23h e 5h da manhã, no Núcleo Marabá Pioneira.
Segundo o secretário o trabalho vai continuar. “A operação não parou. Enquanto a Covid estiver assolando nossa cidade, as forças de segurança pública vão trabalhar de maneira integrada, cada uma em sua área de atuação de segunda à quinta-feira e, aos finais de semana, todo mundo integrado, trabalhando junto”, finaliza.
A operação, que ocorreu mediante orientação do Ministério Público, resultou no relatório abaixo.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação