SMS: Ministério da Saúde orienta não tomar vacinas contra gripe e Covid-19 juntas
Com a campanha de vacinação contra gripe (Influenza), prevista para começar no próximo sábado (1º), concomitante ao avanço da imunização contra a covid-19, muitas pessoas podem se perguntar se teria algum problema tomar as duas vacinas juntas ou em datas muito próximas. Quem tira as dúvidas é a enfermeira Cinthia Mendes, que faz parte da Coordenação de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde de Marabá.
A enfermeira informa que o Ministério da Saúde não recomenda a combinação das vacinas e por isso há uma determinação para uma inversão dos grupos prioritários para receberem a imunização contra a influenza.
“Essa ação é necessária para que as pessoas não confundam reações adversas entre as duas vacinas e para não haver interações entre os imunizantes já que, em média, uma vacina demora dez dias para começar a ter efeito de proteção”, comenta Cinthia Mendes.
A recomendação é que haja um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a vacina de covid e as outras vacinas.
Mesmo assim, em Marabá, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a campanha está organizada para não haver conflitos no calendário de vacinação dos diferentes grupos prioritários. Enquanto a vacinação contra a Covid-19 iniciou pelos idosos e outros grupos com mais idade, a vacinação contra a gripe vai iniciar pelas crianças que tem entre seis meses e seis anos incompletos e puérperas, que são mulheres até 45 dias após o parto.
De acordo com dados estatísticos levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há uma estimativa de 26 mil crianças nessa faixa etária no município, que estão aptas a receber a imunização. A meta é que 95% desse público-alvo seja atendido.
De acordo com Cinthia Mendes, em 2020, devido à pandemia, algumas metas de imunização não foram alcançadas, provavelmente por receio de contaminação pela covid-19. Atualmente, com o avanço da imunização da população, é esperado pela secretaria que os objetivos sejam cumpridos.
“É importante que os pais fiquem de olho no calendário de vacinação para completar o esquema vacinal da criança e que não se preocupe em relação aos locais, foram escolhidos a dedo para evitar aglomeração. Mas continuam sendo necessários os cuidados básicos como distanciamento social, uso de álcool em gel e máscaras”, finaliza.
Para mais informações sobre a campanha de vacinação contra à gripe em Marabá clique aqui.
Texto: Ronaldo Palheta
Foto: Arquivo