Doação: Mães de alunos são beneficiadas com parceria entre Associação da Mulher e Programa Mesa Brasil
Os 110 alunos matriculados no Núcleo de Educação Infantil Gabriel Sales Pimenta, localizado na folha 23, Nova Marabá, fazem parte das centenas de famílias beneficiadas com uma parceria entre a Associação da Mulher de Marabá (AMMA) e o Programa Mesa Brasil SESC, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Uma vez por semana, as famílias associadas a AMMA e/ou que moram nas redondezas da associação recebem alimentos trazidos pelo programa e doados por mercados e supermercados do município.
Maria Geovane Costa Carvalho, diretora do NEI e representante da AMMA, explica que o programa se estendeu automaticamente ao NEI Gabriel Pimenta que funciona no prédio da associação, como fruto de parceria entre AMMA e a Prefeitura que assumiu a escola há cerca de 17 anos. A sede da AMMA fundada há 39 anos, fica ao lado do NEI.
“Nós [AMMA] temos uma parceria com a prefeitura em três prédios onde também funciona NEI. Há décadas a AMMA cede os espaços para que as mulheres e as crianças sejam acolhidas. Nesse tempo de pandemia tivemos que paralisar muitas atividades, não podemos reunir. Mas com o programa Mesa Brasil nós buscamos atender essas mulheres semanalmente, com produtos saudáveis, que são repassados a várias instituições. As entregas são feitas geralmente nas terças-feiras”, esclarece Maria Geovane.
Além do Mesa Brasil, que é um programa federal, ela enfatiza que a associação realiza várias outras atividades que atendem mulheres sócias e até não são sócias, moradoras dos bairros adjacentes como folha 15 ou folha 22.
“A maioria dessas mulheres são chefes de família. Quando nós passamos informativos, utilizamos o grupo do WhatsApp, que é um canal de comunicação onde a informação sobre a entrega chega mais rápido. Uma das melhores maneira também é pelo grupo do WhatsApp dos alunos, pois a maioria dessas mulheres, mesmo não sendo sócias, moram nas proximidades da associação. O Mesa Brasil nos trazem muitas verduras, como são produtos na maioria das vezes perecíveis, temos de fazer a entrega no mesmo dia ou no outro bem cedo”, explica a diretora da escola.
Juracilene Guedes Dias, 48 anos, tem o neto Kenedy de 5 anos estudando no NEI, foi por meio da escola que ela conheceu a AMMA e o Mesa Brasil. Desde então participa da associação e recebe os alimentos com satisfação.
“Quando as verduras chegam elas avisam no grupo da escola e venho buscar. Tem vezes que não tenho nada em casa e dou graças a Deus quando avisam no grupo” afirma a dona de casa.
Juciene Guedes, 27 anos, mãe do Adril de 5 anos, disse que tenta aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela associação, tais como palestras e cursos. Um dos seus filhos é aluno do NEI e ela sabe diferenciar o kit de alimentação escolar daquele doado pelo Mesa Brasil, que são totalmente diferentes.
“Vem mamão, maça, batata, tomate, cebola, cenoura. Dá pra fazer salada, sopa. Os alimentos são do Mesa Brasil não tem nada a ver com a merenda escolar, com a prefeitura. O que recebo da prefeitura, é um kit, com arroz, macarrão, sardinha, leite, cereais”, pontua Juciene.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento