Obras: Finalizada a etapa de concretagem da laje na extensão da Orla de Marabá
Esta etapa da construção da orla possui 492m sendo 234m no Francisco Coelho.
Aos poucos o mirante no encontro dos rios vai ganhando forma nas obras de extensão da Orla, no bairro Francisco Coelho. Nesta semana foi finalizado a concretagem da laje e agora o serviço avança para a concretagem dos guarda-corpos dos módulos curvos do local.
“Esta etapa da construção da orla possui 492m sendo 234m no Francisco Coelho. Foram executados 16 módulos, sendo 10 de 30m, 1 módulo de 36m, 1 de 42m e 4 curvos. Até o final da próxima semana finalizaremos a concretagem dos guarda-corpos dos módulos” reafirma Murilo Correia engenheiro da CEJEN, empresa contratada para a execução da obra.
Willian Evaristo, fiscal da Sevop, explica que após os guardas-corpos, o próximo passo será o preenchimento com piçarra até completar o nivelamento da superfície dos módulos.
“Daí será feita a grande concretagem e a urbanização” afirma o fiscal da Sevop sobre o andamento da obra.
Para os moradores do bairro a expectativa em ver a obra finalizada só aumenta, por vários motivos. Dentre os principais está a autoestima e a valorização da identidade local.
“Tem muita diferença. Marabá está outra coisa. Estou gostando demais da melhora. Está mais bonita, mais gostoso, as coisas estão no lugar”, enfatiza Olinda Brito Gomes, 90 anos, professora aposentada.
Juliane Rodrigues Silva, 39 anos, é de uma família raiz do bairro Francisco Coelho. Há uma semana, a estudante de direito decidiu empreender abrindo um restaurante em frente ao Rio Tocantins, onde dá para ver o mirante. Ela está ansiosa pela conclusão das obras.
“É muita beleza. É um merecimento para o povo daqui. Eu acredito que agora, com essa melhoria, as pessoas terão uma visão melhor do local. O povo daqui já foi muito discriminado e essa obra vai dar oportunidade para as pessoas conhecerem a realidade do povo. O saneamento básico melhorou. É uma oportunidade para as pessoas crescerem, evoluírem, terem seus empreendimentos”, destaca a morada.
A marabaense, Ana Luisa Rocha da Silva, disse que esperou 65 anos para ver o progresso chegar com a orla concluída. Além de moradora ela é comerciante local.
“Hoje estamos parabenizando a prefeitura por essa obra. Eu pensei que não iria ver esse sonho realizado, minha mãe morreu e não viu. Isso era tudo feio, ninguém queria vir no cabelo seco, hoje as pessoas estão até querendo comprar nossas casas”, afirma a comerciante.
A execução da obra de infraestrutura portuária e de proteção das margens dos rios Tocantins e Itacaiúnas é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Marabá e o Ministério do Desenvolvimento Regional. A obra contempla também o cais no bairro Amapá, que está próximo da conclusão. O valor total da obra está orçado em mais de 42 milhões de reais (R$ 42.170.000,00).
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento