Saúde: Sábado foi dia de vacinação contra a gripe
Vacinação continua nas Unidades Básicas de Saúde
Profissionais da área da saúde, gestantes, puérperas (pós-parto com até 45 dias) e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) foram o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza H1N1) no sábado, dia 08.
A secretaria municipal de saúde (SMS) disponibilizou seis pontos de vacinação em todos os bairros da cidade, no entanto, a movimentação foi pequena durante todo o dia. A campanha continua nas Unidades Básicas de Saúde durante a semana.
Angélica Barros, mãe do pequeno Davi Silveira Barros, levou o pequeno Davi para se imunizar. “Assim que soube que podia vacinar eu já trouxe de imediato porque desde o dia que comecei a vacinar ele diminuiu muito os problemas de saúde, assim que começa a campanha eu já trago ele para vacinar e é nossa obrigação como mãe”, disse.
E a obrigação é do pai também, como fez Elielton da Silva que trouxe o filho Henrique, de 3 anos, para ser vacinado e ficar imunizado contra a gripe. “É muito importante trazer ele para vacinar, ele chorou bastante, mas esse choro agora será um alívio para amanhã”, declara.
A campanha de vacinação contra a gripe A (influenza H1N1) começou no início do mês de maio e nos dias 1 e 2 houve a primeira etapa da campanha, quando foram vacinadas mais de duas mil crianças e puérperas. De acordo a SMS, Marabá recebeu 17 mil doses da vacina. A ação acontece tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município.
A secretaria de saúde informou também que outros grupos de pessoas devem ser atendidos nos próximos dias da campanha já que a SMS está tomando todos os cuidados em relação aos protocolos de saúde de prevenção à Covid-19.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento