Saúde: Luta Antimanicomial é tema de live realizada pelo CAPS
O dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil. Uma luta que iniciou no final da década de 1970 e se consolidou durante os anos 1980 com profissionais da área da saúde mental protestando contra certos tratamentos executados nos manicômios, como o eletrochoque. Em 2001, a Lei 10.216, que dispõe sobre os direitos e a proteção das pessoas portadoras com transtornos mentais, considerado um grande avanço na humanização do atendimento a essas pessoas. Para falar um pouco mais sobre a importância dessa luta, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Marabá realizará uma live sobre o assunto nesta terça-feira.
A transmissão ao vivo, que acontecerá no perfil do CAPS Marabá no Facebook, a partir das 16 horas, tem como tema “Liberdade e Visibilidade” e contará com a presença de profissionais do Centro e um usuário dos serviços.
Durante a live, profissionais vão explicar a legislação atual a respeito das políticas voltadas para o tratamento de pessoas portadoras de transtornos mentais e a função do CAPS nessa rede de apoio.
Além disso, a live também terá o depoimento de um usuário dos serviços do CAPS e de um familiar para falar sobre como é o tratamento e a importância do cuidado com essas pessoas. A abertura e o encerramento contarão com apresentação musical e performances artísticas.
“A importância do assunto exposto nessa live é justamente dar um foco aos avanços que o tratamento de pessoas com transtornos mentais teve ao longo dos últimos vinte anos. E o nosso trabalho é inserir essas na sociedade”, destaca a gerente do CAPS Marabá, Morgana Lobo.
Para acompanhar a live basta acessar o perfil do CAPS Marabá no facebook nesta terça-feira, 18, a partir das 16 horas.
Texto: Ronaldo Palheta
Foto: Arquivo