Seaspac: Programa Criança Feliz realiza mais de 2.800 visitas em dois meses
Entre os meses de março e abril deste ano, o Programa Criança Feliz (PCF) realizou mais de 2.800 visitas entre famílias, gestantes e crianças de 0 a 72 meses de vida, realizando o acompanhamento e visando o bem-estar dessas pessoas. O PCF tem como objetivo atender gestantes e crianças até três anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.
O programa funciona com equipes de visitadores, atualmente são 17, que se dirigem às casas dessas pessoas a fim de desenvolver atividades socioeducativas. As visitas acontecem de forma periódica. Crianças de 0 a 36 meses recebem visitas semanais, enquanto crianças de 37 a 72 meses são visitadas a cada 15 dias. Já as gestantes recebem os visitadores uma vez por mês. O cronograma de visitas tem datas estabelecidas com cada família. Atualmente, as visitas são presenciais e virtuais.
O Programa Criança Feliz é gerido pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá (SEASPAC) e segue as diretrizes dos Cuidados para Desenvolvimento da Criança (CDC). O CDC é uma cartilha com princípios elaborados pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que tem como função principal orientar as famílias quanto aos cuidados com o desenvolvimento integral da criança, bem como o fortalecimento de vínculos e o estímulo às habilidades da criança e da família.
Além disso, por meio de atividades lúdicas, comunicativas e brincadeiras os aspectos motores, cognitivos e socioafetivos da criança são colocados em prática. Cada faixa etária tem dinâmica própria com planejamento voltado às necessidades da criança.
“O nosso acompanhamento é integral pois auxilia em um desenvolvimento saudável e adequado, ajudando a família no cuidado com os aspectos físicos e sociais da criança”, ressalta o coordenador do programa, Luís Silva.
O programa realiza busca ativa e levantamento das famílias que podem ser atendidas. Durante o acompanhamento, o PCF intermedeia, em caso de necessidade, consultas médicas para as crianças e após o período das visitas a encaminha para a creche.
Recentemente, o PCF realizou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), cursos para geração de renda, capacitando 40 mulheres chefes de família e auxiliando no processo de autonomia dessas famílias.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação Seaspac