Covid-19: Marabá começa a vacinar professores na segunda-feira, 31
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrirá calendário de vacinação contra a covid-19, em Marabá, para os trabalhadores da educação ativos, seguindo um cronograma a fim de evitar aglomerações. A partir de segunda-feira (31), nesta primeira etapa, serão vacinados os professores da Educação Infantil e Especial. Para os professores do ensino fundamental, por enquanto, somente aqueles com 59 anos, como explica Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica da SMS.
“Todos irão ser vacinados, porém, em etapas de cada vez. Vamos trabalhar com prioridades. O Ministério da Saúde preconiza algumas classes prioritárias nesse momento. Então irão vacinar agora todos os professores da Educação Infantil e Educação Especial. Além desses, a gente começa a abrir diminuindo a idade para os professores do Ensino Fundamental. Iniciaremos neste momento com os professores de 59 anos. Quando recebermos novas doses, a gente vai diminuindo gradativamente a idade até alcançarmos todos os profissionais”, esclarece Mônica.
Nesta primeira remessa o município recebeu 1.470 doses para vacinar essa categoria de profissionais que acontecerá em quatro pontos: Escola Anísio Teixeira, no núcleo Cidade Nova; Escola Jonathas Athias e colégio Militar CMRio, na Nova Marabá; além da Escola Jarbas Passarinho, no núcleo São Félix Pioneiro.
A vacinação contra a covid-19 também continua para pessoas com deficiências permanentes a partir dos 18 anos e idosos a partir dos 60 anos. Nesta sexta-feira (28), pessoas com comorbidades a partir dos 48 anos também poderão se vacinar.
Os próximos calendários de vacinação serão divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura de Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento