Covid-19: Vacinação continua no sábado (29)
Professores começam a se vacinar na segunda (31)
Neste sábado, (29), a vacinação contra a covid-19 continua para pessoas com comorbidades a partir dos 48 anos, idosos a partir dos 60 anos e deficientes permanentes a partir dos 18 anos de idade. Até esta sexta-feira, (28), o município de Marabá já havia vacinado mais de 27.700 pessoas com a primeira dose e mais de 8 mil completaram a vacina, a exemplo de seu Joaquim Santos, 79 anos, que tomou a segunda dose na tarde desta sexta-feira.
“É muito bom pra saúde da gente. É uma doença perigosa, mas eu estou me cuidando” ressalta o aposentado.
Quem também está cuidando da saúde é o casal Maria de Fátima Bezerra, 64 anos e Miguel Lima, de 67. Os dois tiveram contato com a covid-19 e a experiência foi difícil, por isso, iniciaram a imunização com a primeira dose.
“Estou muito feliz, graças a Deus. Significa a esperança que a gente vai ter de que não vai acontecer com a gente novamente. Infelizmente tive contato com o vírus. Foi uma experiência péssima, que não desejo pra ninguém”, afirma Miguel.
Maria de Fátima compartilha do sentimento do marido em relação à vacina.
“Sonhando com esse momento pra prevenir. Significa tudo, esperança, está nas mãos de Deus agora”, destaca a idosa que após fazer a parte dela deposita a confiança na fé.
Neste sábado a vacinação será realizada na escola Irmã Theodora, Cidade Nova; Jhonatas Athias, Nova Marabá; Judith Gomes Leitão, Velha Marabá; Evandro Santos , São Félix ; e Paulo Umbelino em Morada Nova.
A partir de segunda-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrirá calendário de vacinação contra a covid-19, também para os trabalhadores da educação ativos, seguindo um cronograma a fim de evitar aglomerações. Nesta primeira etapa, serão vacinados os professores da Educação Infantil e Especial. Para os professores do ensino fundamental, por enquanto, somente aqueles com 59 anos, como explica Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica da SMS.
“Todos irão ser vacinados, porém, em etapas de cada vez. Vamos trabalhar com prioridades. O Ministério da Saúde preconiza algumas classes prioritárias nesse momento. Então irão vacinar agora todos os professores da Educação Infantil e Educação Especial. Além desses, a gente começa a abrir diminuindo a idade para os professores do Ensino Fundamental. Iniciaremos neste momento com os professores de 59 anos. Quando recebermos novas doses, a gente vai diminuindo gradativamente a idade até alcançarmos todos os profissionais”, esclarece Mônica.
Nesta primeira remessa o município recebeu 1.470 doses para vacinar essa categoria de profissionais que acontecerá em quatro pontos: Escola Anísio Teixeira, no núcleo Cidade Nova; Escola Jonathas Athias e colégio Militar CMRio, na Nova Marabá; além da Escola Jarbas Passarinho, no núcleo São Félix Pioneiro.
Os próximos calendários de vacinação serão divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura de Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento