SMSI: Órgãos definem estratégias para o verenaio
Representantes de órgãos de segurança do estado e do município, estiveram reunidos no gabinete da Secretária Municipal de Segurança Institucional de Marabá (SMSI) para traçar as estratégias de ações da Operação Veraneio 2021, diante do enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Estiveram presentes o Comandante de Policiamento Regional (CPR II), coronel Benedito Sabbá, representante da Polícia Civil, Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Departamento de Segurança Patrimonial, 34º Batalhão de Polícia Militar e 4º Batalhão de Polícia Militar, além do secretário de segurança, Jair Guimarães.
“Nós estamos nos antecipando diante do quadro que estamos vivenciando. Onde existem ações todos os finais de semana no combate às aglomerações, fazendo cumprir os decretos municipais que proíbem o consumo de bebidas alcoólicas ao longo da Orla, exceto nos restaurantes, e também proíbe o acesso à praia”, esclareceu Jair Guimarães.
Ficou definido que as ações começarão a serem realizadas a partir desta quinta-feira (3), e durante o final de semana prolongado na Orla e balneários da cidade, como também a realização de patrulhas nos bairros. A Polícia Militar, desde a semana passada, já vem utilizando uma lancha que está fazendo a patrulha nos rios da região.
“Estamos utilizando uma lancha que foi adquirida na última visita do Governador a Marabá. Este ano ela será um reforço para as ações em rios da região. Além disso, estamos com um efetivo para acompanhar as ações de apoio às operações do município, como a fiscalização da Semma e ações do DMTU. Assim como também as ações fora do município”, informou o coronel Benedito Sabbá, comandante do CPR II.
De acordo com Jair Guimarães, já na próxima semana, será montada uma estrutura na praia para dar suporte aos agentes que estarão em trabalho tanto no rio, quanto na areia. O objetivo é reduzir os casos de crimes contra a pessoa, uso de bebidas alcoólicas em locais proibidos, evitar aglomerações e infrações de trânsito, como dirigir embriagado.
“Esta operação, como tantas outras, tem o caráter preventivo,. Para que possamos obter êxito é preciso o apoio da sociedade e a consciência das pessoas no sentido de não descumprir o que determina os decretos que dizem respeito ao combate à proliferação do novo Coronavírus e as demais legislações”, disse Jair Guimarães.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio