Agricultura: Projetos da Seagri registram bons frutos em 2021
Os pequenos agricultores de Marabá estão comemorando o bom momento da produção no campo deste ano. Tudo porque os projetos executados pela Secretaria de Agricultura (Seagri), vêm chegando cada vez mais próximo das famílias que estão expandindo sua produção.
Um exemplo deste bom momento está acontecendo na região do Projeto de Assentamento (PA) Liberdade, onde doze produtores, assistidos com o sistema de irrigação implantado pela Seagri, além da entrega de adubo e calcário, ampliaram a produção de banana, maracujá, açaí, entre outras, o projeto tem apoio do Ministério Público Estadual.
“Esse projeto de sistema de irrigação começou em 2019, com a aquisição de equipamentos para o agricultor poder produzir no período de seca, no chamado verão amazônico. O agricultor recebe a equipe técnica para ver a viabilidade de implantação do sistema no lote do agricultor, atendendo os critérios ele recebe os equipamentos. Mais de 200 famílias foram atendidas”, explicou Marcos Lira, engenheiro agrônomo da Seagri.
Além da irrigação outros programas também se destacam como o atendimento com mecanização, que somente no ano passado contemplou 4.600 famílias. Um serviço fundamental para melhorar a terra, plantar e colher.
Além da mecanização já foram distribuídos mais de 200 kits de agricultura e estão sendo usados mais de mil toneladas de calcário e 50 toneladas de adubo para os agricultores. Além da distribuição de sementes de cacau, onde já foram distribuídas mais de 100 mil sementes para os agricultores dos Projetos de Assentamentos.
Ainda no campo da irrigação a Seagri vem trabalhando o projeto de incremento da qualidade do leite através do pastejo rotacionado e irrigado para o leite. Beneficiando cerca de 50 produtores rurais que obtém uma produção equilibrada durante o ano todo.
“O projeto começou em 2019 com 9 produtores e fizemos todo o acompanhamento, registramos uma melhora na qualidade do leite e na uniformidade da produção. Na estiagem é comum registros de queda na produção do leite e com o projeto de irrigação houve essa regularidade da produção, inclusive no período seco da região”, explicou Odilon Soares, médico veterinário, coordenador do Defag (Departamento Agropecuário).
Para Marcos Paulo Eleris, secretário adjunto da Seagri, os projetos de agricultura devem estar em consonância com as necessidades dos produtores. Deve haver um conhecimento prévio da potencialidade de produção de cada região para levar o projeto até os agricultores.
“É imprescindível essa aproximação com os produtores e principalmente uma discussão para levantamentos técnicos e viabilidade, para que possamos obter os resultados esperados com os projetos e atender os agricultores em suas demandas”, disse.
Adailton Sá, Secretário de Agricultura, também destaca os serviços de infraestrutura que o governo municipal vem realizando na zona rural, como manutenção de estradas vicinais, construção de pontes e colocação de bueiros.
“Um dos pontos fundamentais para obtermos êxito na produção rural é o escoamento da produção. É uma questão de logística, se não o produtor vai produzir e não teremos condições para trazer o produto até a cidade. Quando associamos um acompanhamento técnico e condições de escoamento teremos os resultados esperados no campo”, destacou Adailton Sá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio