Meia Ambiente: Semma apresenta vencedores do V Concurso de Desenho Ambiental
Para comemorar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou na manhã desta terça-feira (8), a apresentação dos desenhos vencedores do V Concurso de Desenho Ambiental com o tema, o Meio Ambiente e a Pandemia.
Diferente dos anos anteriores, onde o concurso era realizado com alunos da rede municipal de ensino, este ano a coordenação do evento decidiu realizar somente com os servidores do órgão ambiental. De acordo com Socorro Lins Medeiros, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, a razão da mudança está relacionada à questão da pandemia.
“A ideia surgiu a partir de reuniões com a equipe e chegamos a uma conclusão que neste ano seria difícil realizar com os alunos devido a situação em que vivemos. Mas queríamos manter o evento e decidimos que seria com os funcionários e foi uma grata surpresa. Muitos trabalhos inscritos e novos talentos que surgiram”, disse Socorro Lins.
A coordenação do evento registrou a inscrição de 36 trabalhos, sendo selecionados 15 que irão compor a ilustração do calendário ambiental de 2022. A seleção foi feita por pessoas convidadas pela coordenação de educação ambiental.
Entre os vencedores está o desenho do servidor, Roney Oliveira da Silva, ele explica que a ideia de sua pintura é que que as pessoas no período da pandemia que estiveram mais tempo em casa e tiveram que cuidar e dar atenção às plantas, ao jardim e à vida, valorizando assim o vinculo entre natureza e os seres humanos.
“Me inspirei porque, mesmo em tempos de pandemia, desenhei uma moça cuidando de um jardim porque entendo que mesmo na pandemia não podemos deixar de cuidar e zelar do meio ambiente que na verdade é o mesmo que cuidar da vida”, disse o servidor.
O ato de entrega da premiação aconteceu no pátio da Semma e contou com a participação de todos os servidores. Também foi proferida uma palestra com o mesmo tema do concurso pela geóloga, Raiane Bentes, servidora da Semma e pela Rariana Sousa, engenheira ambiental e mestranda em sustentabilidade na gestão ambiental.
“A intenção hoje é falar do meio ambiente em tempos de pandemia e trazer uma reflexão sobre como os nossos atos influenciam diretamente na pandemia. Nossos hábitos de consumo, nosso comportamento e forma de lidar com os animais e o meio ambiente. É notório como as condições ambientais estão afetando diretamente essa questão, invadimos o espaço dos animais e consequentemente ocorrem as pandemias”, explicou a engenheira ambiental.
Rariana Sousa, engenheira ambiental Raiane Bentes, servidora da Semma
Socorro Lins ficou satisfeita com os resultados do concurso e já planeja o VI Concurso para o ano que vem onde pode ser ampliado para a participação de servidores de outras secretarias.
“Já estamos amadurecendo essa ideia, mas ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa a esse respeito. Vamos conversar com a equipe de educação ambiental para que possamos pensar essa possibilidade e contemplar todas as secretarias no próximo concurso”, concluiu.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio