SEASPAC: Cursos e oficinas contribuem para a geração de emprego e renda
Luciana Sousa tem 30 anos e trabalha como consultora de beleza, atendendo em um espaço dentro de sua casa. Ela fez o curso de design de sobrancelha, organizado pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) e pela Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce, no Núcleo São Félix, no início do mês. O curso foi realizado na sede da igreja Assembleia de Deus e durou quatro dias. A consultora relata o quanto esse aprendizado agregou conhecimento, já que trabalha na área há mais de um ano.
“Eu ainda não tinha um curso de design de sobrancelhas. Então, quanto mais aprendizado, melhor. Durante o curso aprendi técnicas que não conhecia e isso nos ajuda a ser uma profissional melhor”, reitera Luciana, que soube do curso por indicação de uma cliente.
“É bom se especializar, ter um certificado. Ter feito esse curso vai me ajudar a seguir adiante fazendo um curso de micropigmentação de sobrancelha, por exemplo”, pontua a consultora de beleza.
Desde o início do ano, o Departamento de Emprego e Renda da Seaspac, em parceria com a Secretaria de Saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e associações de moradores, já atendeu mais de 500 pessoas com oficinas e cursos profissionalizantes, entre os quais têm-se o de bombons e ovos de páscoa, produção de caixas de presente, bordados e outros.
No segundo semestre, estão previstos os cursos de garçom, depilação, eletricista, manicure e pedicure, bolos caseiros, gastronomia paraense e massas folheadas.
De acordo com Derace Frota, diretora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac, os cursos e oficinas são formas de ajudar as pessoas no complemento da renda, principalmente agora no momento difícil imposto pela pandemia.
“Esses cursos são importantes, pois ajudam a tirar muitas pessoas da vulnerabilidade social e, às vezes, de uma depressão dado o momento que vivemos. Isso é um ganho de vida e é gratificante ver as pessoas aprendendo o que gostam”, observa Derace Frota.
Como a maior parte das pessoas atendidas pelos cursos e oficinas são mulheres, em diversos momentos são realizadas palestras voltadas para elas, envolvendo empreendedorismo, empoderamento e planejamento financeiro.
O Departamento de Emprego e Renda também faz acompanhamento das participantes das formações durante e após os cursos e oficinas.
“Nossos cursos de qualificação são gratuitos e visam atender jovens e adultos em geral, principalmente os que estejam inscritos no CadÚnico [Cadastro Único do Governo Federal] ou bolsa família, em situação de vulnerabilidade social e sem renda familiar. Articulando, mobilizando e oportunizando de maneira que, ao concluir os cursos e oficinas, essas pessoas estejam aptas a entrar no mercado de trabalho formal ou informal”, conclui Derace Frota.
Serviço
Para participar de um dos cursos ou oficinas promovidos pela SEASPAC, basta a pessoa interessada munida de RG, CPF, cartão SUS, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de residência, procurar um dos quatro Cras do município de Marabá, localizados nos bairros Amapá, Bela Vista, Morada Nova e Folha 13, na Nova Marabá.
CRAS AMAPÁ
Coordenadora: Edileuza Gomes Athie – 3324-1529 / E-mail: crasamapa@gmail.com
Localização: Rua Américo Castanheira, Qd. 07, Lote 13-B, Bairro Amapá, Marabá/Pa.
CRAS BELA VISTA
Coordenadora: Vanessa Camelo – 3324-4465 / E-mail: crasbvista03@gmail.com
Localização: Travessa São Jorge, entre VS 2 e VS 3, Bairro Jardim Bela Vista, Marabá/Pa.
ANEXO do CRAS – Localização: Avenida Marabá, 42 – Bairro Jardim União – ao lado da Fábrica de Cremosinho.
CRAS NOVA MARABÁ e Projeto CEACA
Coordenador do CRAS: Kelly Nunes Cortez – 3321-6944 / E-mail: crasnovamaraba@hotmail.com
Coordenador do Projeto CEACA: Carlos Magno Lemos de Souza – 94-99144-9402
Localização: Folha 13, Quadra e Lote Especial-Anexo ao CAIC, Bairro Nova Marabá, Marabá/Pa.
CRAS MORADA NOVA
Coordenadora: – Elaine de Souza Leite Sampaio – 3344-1247 / E-mail: cras3.pa.moradanova@hotmail.com
Localização: Rua Sebastião Rocha, nº 180, (entrada da rua da Igreja Cristã do Brasil), Bairro Morada Nova, Marabá/Pa.
CREAS
Coordenadora: Raná da Costa Rego Ruas 3324-1090 / E-mail: creasmab@hotmail.com
Localização: Rua São Francisco, 2325, Núcleo Cidade Nova, Marabá/Pa.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação