Gestão: Prefeito acompanha entrega de mais de 50 mil títulos de terra
No final da manhã desta sexta-feira (18), o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, recepcionou no aeroporto da cidade o presidente, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado de parlamentares e ministros, que participaram de evento de entrega de títulos definitivos de terras para agricultores de todo estado.
O evento aconteceu nas dependências do Parque de Exposições de Marabá e contou com a participação de aproximadamente 3 mil pessoas que vieram de várias cidades do sudeste do estado. No total foram entregues simbolicamente 6 títulos de terras durante o evento.
“É um momento histórico para a nossa região, é a concretização de um trabalho feito pelo Incra e o ponta pé inicial para atender outros agricultores que aguardam o título de terra. Cada superintendência irá entregar o título em sua respectiva região de trabalho”, explicou Aveilton Sousa, superintendente regional do Incra.
Na região sul e sudeste foram entregues 25 mil títulos na região de Marabá. Também em créditos foram pagos quase 40 milhões de reais de fomentos para a região e também o acompanhamento técnico feito pelo Incra. Ao todo, durante o evento, foi anunciado a entrega de 50.162 títulos de terra.
Para o prefeito, Sebastião Miranda, a entrega de títulos é um passo importante para a regularização das áreas rurais, pois, de acordo com ele, se inicia um momento em que o produtor rural poderá obter recursos para investir em sua própria terra.
“A regularização de área deve existir tanto no campo quanto na cidade. É o CPF da área, um documento importante para o produtor rural e este momento é único para a produção no campo”, disse o prefeito.
O presidente Jair Bolsonaro, em seu discurso, destacou a produção do campo regional e o calor da receptividade dos produtores. Ressaltou também que a propriedade é sagrada e que agora os colonos terão um documento que diga que a terra lhes pertence.
“Temos que acabar com a questão da invasão de terras na região, hoje os colonos estarão com o documento que lhe dá o direito de dizer que a terra é sua e terá todas as garantias legais”, destacou.
O evento foi finalizado após ao meio-dia, onde o presidente e sua comitiva seguiram para o município de Novo Repartimento para participar da inauguração de um trecho pavimentado da rodovia BR 230, a Rodovia Transamazônica.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio