Covid-19: Mutirão vacina pessoas com 50 anos ou mais
O primeiro dia do mutirão de vacinação contra a covid-19, em Marabá, neste sábado, (19), acontece de forma célere e organizada nos dois pontos destinados à imunização.
Os portões abriram um pouco mais cedo, às 06h30 no Centro de Convenções e, às 07h, na Universidade Estadual do Pará (Uepa), para agilizar o processo e garantir a segurança da população. O público-alvo do sábado são as pessoas de 50 anos ou mais. No domingo (20), são as pessoas de 45 anos ou mais.
“A gente tem uma proposta de atingir neste fim de semana uma média de 20 mil pessoas. Na programação nós atenderíamos a partir das 08h, mas como já tinha muita gente e nos organizamos pra isso, aplicamos a primeira dose às 6h50 da manhã. Então pedimos que a população venha se vacinar”, destacou Valmir Moura, secretário municipal de saúde.
Na estrutura montada pela prefeitura, em parceria com o governo do estado, cerca de 50 servidores atuam na triagem e registro e 25 na vacinação. Sabrina Acioly, diretora da Vigilância em Saúde, ressalta que as pessoas não precisam se preocupar com a falta de doses para as faixas etárias divulgadas, mas que procurem os pontos de vacinação o quanto mais rápido.
“Procurem os postos de vacinação para que a nossa cidade tenha um grande número de pessoas vacinadas e com isso a gente consiga diminuir a circulação viral no nosso município e, consequentemente, o adoecimento e óbitos. Pedimos também que tenham consciência da importância da segunda dose. As pessoas que estão fazendo hoje farão em setembro. Mas nesse intervalo, entendam que é preciso manter todos os cuidados”, enfatiza a diretora.
A vacinação acontece entre 08h e 17h, tanto no sábado quanto no domingo. Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão SUS e uma declaração. Baixe aqui
Repercussão
Seu Antônio Soares, 54 anos, viu neste sábado a esperança ser renovada. Ele aguardava com ansiedade pelo dia da vacinação e procurou pelo imunizante na Uepa.
“Não tem nem meia hora que cheguei já tô sendo atendido e indo pra casa. Estou muito feliz. Só tenho agradecer”, disse o lavrador.
Seu Paulo Gonçalves, 59 anos, também procurou a vacina pela parte da manhã e mostrou satisfação ao iniciar a imunização.
“Momento histórico porque a gente vai ter mais liberdade, ter mais esperança, de continuar vivendo. Estou muito feliz de estar dentro da cidade de Marabá fazendo parte da vacinação para todas as pessoas”, afirmou o pastor evangélico.
Com muito otimismo, dona Maria de Lourdes Moraes, 59 anos, agora aguarda a data da segunda dose para completar a imunização.
“A gente deseja saúde, tá morrendo muita gente. Tô feliz porque tomei a primeira dose e tenho fé em Deus de tirar esse negócio que uso no meu nariz, e peço que todos possam chegar a essa vacinação”, destaca a dona de casa.
Prefeitura e governo do Estado contra a covid
Na manhã deste sábado, o governador Helder Barbalho visitou a vacinação em Marabá no Centro de Convenções e voltou a afirmar que a expectativa é de que até setembro todos os paraenses estejam vacinados.
“É um momento de união, momento de estarmos todos juntos pela vida protegendo o povo e muito feliz por esse mutirão que antecipa a vacinação, que acelera, para que possamos vacinar o maior número de pessoas. Avançando durante a semana, atualizando o calendário, a população tem pressa, e com a vacina vamos virar a página da pandemia. Mas pra isso, faço um apelo para a população cumprir com o calendário e ficar atento. Parabéns à Prefeitura de Marabá pela organização e agradeço a parceria com o Governo do Estado para avançar na vacinação do povo marabaense”, salienta o governador.
Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá, também lembrou a importância da parceria entre os governos para garantir a imunização da população e do cumprimento do calendário de vacina por parte da população.
“Alcançamos o objetivo de, rapidamente, imunizarmos as pessoas. Hoje a gente chega na casa dos 50 anos das pessoas sem comorbidades. Então a gente chama as pessoas com essa idade que venham pra cá, não tem tumulto, tá super organizado, o público está sendo atendido muito rapidamente. E vamos celebrar a vida, é disso que precisamos agora. União. E juntos, Governo do Estado e Prefeitura de Marabá, possamos o mais rápido possível vacinar a população”, disse o vice-prefeito.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento