Saúde: Cartão SUS pode ser emitido nas Unidades Básicas de Saúde e pelo aplicativo
Identificar a população de usuários dos serviços de saúde e do SUS, caracterizar o domicílio, possibilitar a geração de número único de identificação para cada usuário e conhecer quem está sendo atendido e porquê. Essas são as principais finalidades do Cartão SUS, que pode ser emitido em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Os documentos necessários são Carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento (no caso de menores de idade) e comprovante de residência.
O coordenador do Cartão SUS na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Esojairam dos Santos Mendes, explica que o documento é necessário desde a chegada à recepção de uma UBS para consultar, vacinar ou realizar, qualquer tipo de procedimento é identificado pelo Cartão SUS. Atualmente, o sistema de emissão do Cartão SUS foi descentralizado da SMS e pode ser feito em qualquer postinho, para facilitar sua emissão, nos períodos manhã e tarde.
Há também o aplicativo Conecte SUS cidadão pode ser baixado pelo playstore ou AppleStore no celular, aonde você pode verificar informações a respeito do sistema.
“O cartão do SUS é a forma de identificação do paciente, não é uma opção, e sim uma necessidade de ser identificado, sua identificação social e acompanhamento das informações do paciente. Todos os nossos sistemas do SUS, como CadSus e outros identificam o cidadão a partir do número de cartão do SUS. Todo o protocolo nas unidades básicas e até mesmo nos hospitais, envolvem o cartão do SUS. É importante tê-lo em mãos. Vale lembrar também que o sistema do CadSus é integrado com a Receita federal”, explica Esojairam dos Santos Mendes, detalhando que, é indispensável que toda população procure uma UBS para emissão do cartão SUS. Através dessa medida, o atendimento é individualizado. A Saúde avançou muito o cadastro da população através do cartão do SUS.
SAIBA MAIS
O cartão SUS é gratuito. Em caso de perda, a segunda via poderá ser tirada na mesma unidade de saúde em que foi feito o primeiro. Caso ocorra a troca de município de usuário, basta atualizar o endereço da nova cidade em que está residindo, sem a necessidade da emissão de um novo cartão ou troca do número.