Semed: Semestre escolar encerra com alunos e professores em adaptação às atividades on-line
Em casa, num espaço preparado pela mãe, Natan de Góes, 10 anos, se concentra nas aulas on-line da professora Simone de Macêdo, da escola Fé em Deus, em Morada Nova. Utilizando um tablet, o estudante do 5º ano do ensino fundamental está se adaptando ao modo de ensino à distância, mas aproveita cada fala da professora para responder o caderno de atividades, preparado pela Secretaria de Educação (Semed) e entregue pela escola.
“Está sendo mais difícil, eu tenho de me esforçar mais pra tirar um 10 nas apostilas. Mas as aulas on-line são boas porque as crianças, que a mãe não tem tempo de estudar com o filho, a professora tira as dúvidas do aluno. O que eu mais gosto é que fica mais organizado, não tem aluno correndo. O caderno desse ano tá mais legível, tá bom”, enfatiza o aluno.
Além das aulas on-line e do caderno de atividades, Natan conta ainda com o apoio da mãe Maritza de Góes, que incentiva o filho na realização das atividades escolares e, às vezes, até incrementa o conteúdo. “Quando a professora finaliza ali as atividades, eu participo. Tento sempre colocar uma atividade lúdica pra ver se ocorreu o ensino-aprendizagem, e, na maioria das vezes, ocorreu sim. Mas digo que presencial é melhor. Mas neste momento de pandemia não teria outra maneira”, observa a mãe do aluno, que é professora de geografia.
Durante a pandemia, as escolas da Rede Municipal de Ensino têm uma plataforma à disposição para o acesso dos alunos aos conteúdos, no entanto, cada estabelecimento de ensino organiza as aulas virtuais ao seu modo e de acordo com a realidade local, para dar assistência aos estudantes. Na escola Fé em Deus, por exemplo, os professores utilizam plataformas e aplicativos externos para interagir com o aluno.
Vale ressaltar que o feedback dos professores é importante para contribuir com os estudantes na resolução dos cadernos de atividades, que são entregues periodicamente em consonância com a Base Nacional Curricular (BNCC) para o ano/série correspondente.
Metodologia adotada pela Escola Fé em Deus e professores
A EMEF Fé em Deus, localizada em Morada Nova, criou grupos de mensagens instantâneas pelo Whatsapp para interação, tanto dos professores, quanto da gestão com alunos e pais. É através dos grupos que são enviados links das aulas on-line ou vídeos gravados com conteúdo escolares. Atualmente, a escola conta com 450 alunos distribuídos em 17 turmas do 1º ao 5º ano.
“Tem sido desafiador, mas no início desse ano a gente começou na engrenagem, nos trilhos. Criamos grupos de whatsapp que é um canal de comunicação. Cada professor tem um grupo particular da sua turma, e a gente, em outro grupo geral, passa os informes como a chegada de caderno de atividades”, esclarece Agleídes de Almeida, diretora da EMEF Fé em Deus.
Para a entrega do caderno de atividades aos alunos, a escola criou o dia D no qual distribui o material para as turmas, de acordo com horários pré-estabelecidos. Ao receber as apostilas respondidas, a escola entrega um novo material e assim sucessivamente. Foi possível trabalhar até projetos de forma virtual, segundo a diretora.
Simone de Macêdo, professora do 5º ano, aposta na interação virtual para firmar o aprendizado e não prejudicar ainda mais os alunos por conta da distância. Embora encare como um desafio, a docente, que já tem intimidade com a informática, logo se habituou à nova modalidade.
“É um trabalho dobrado. Tem de alimentar a plataforma, dar aula no Google Meet, fazer vídeos e colocar no grupo para aqueles alunos que não têm acesso às aulas online. Para quando os pais chegarem em casa eles poderem tá assistindo e facilitando o conhecimento do aluno, porque nem todo aluno tem acesso à tecnologia. O pai e a mãe trabalham fora”, observa a professora.
A professora acrescenta ainda que aproveita todos os recursos possíveis para facilitar os alunos na aprendizagem. “A gente tanto deixa a aula na plataforma de ensino, quanto procura vídeos dentro das habilidades propostas, porque a prefeitura também forneceu o caderno de atividades pra gente. Esse caderno ajuda bastante o professor porque já vem com todas as habilidades, que devem ser trabalhadas no momento, para ampliar o conhecimento do aluno. Os alunos que realmente assistem às aulas veem o avanço”, comenta a professora.
O trabalho em conjunto entre Semed, gestão, professores e pais, é que tem ajudado os alunos a vencer essa etapa da educação. As escolas da rede municipal de Marabá entraram de férias no final de junho e agora vivem a expectativa do retorno presencial no segundo semestre.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio