Sevop: Cronograma de obras avança nas escolas municipais
Em fases distintas, 30 escolas estão no cronograma de obras.
A Prefeitura de Marabá está trabalhando de forma acelerada em reformas e construções de escolas para o retorno das aulas presenciais na rede municipal. A comunidade do bairro Km.02, no núcleo Cidade Nova, por exemplo, está prestes a receber a conclusão das obras de revitalização da Escola Municipal São Francisco. O espaço passa por uma reforma ampla contemplando desde o telhado ao piso tátil, que irá garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. Os 254 alunos devem retornar às aulas presenciais com mais alegria e conforto.
De acordo com Lucas Garcia, engenheiro da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) os trabalhos estão em fase de acabamento e devem ser concluídas entre o fim de julho e início de agosto.
“Reforma básica, de piso, revestimento, do telhado, do forro, janelas, troca de portas, pintura e vai ser feita também o restauro da caixa d´água. A parte elétrica também já foi feita, agora eles estão colocando caixinhas, recolocando ventiladores e tomadas”, informa o engenheiro.
Vanusa Barros, diretora da escola diz que a revitalização da escola é aguardada com ansiedade, já que irá proporcionar a clientela desfrutar de ambientes agradáveis e aconchegantes.
“Podemos afirmar que esta reforma representa mais dignidade para nossos alunos, considerando a possibilidade de renovação do entusiasmo em estudar em uma escola bonita e com boa infraestrutura. Nos proporcionará a alegria de trabalhar em espaços funcionais e com boas condições de trabalho. Com a reforma ampliam-se as possibilidades de melhoria da qualidade do ensino, uma vez que a ação docente é favorecida pela satisfação dos estudantes “, ressalta a diretora.
A diretora reforça que as obras também irão facilitar o retorno as aulas.
“A reforma nos permite ter boas expectativas de voltar as aulas de maneira segura, tendo em vista as necessidade de prevenção da Covid-19. Escola bonita, agradável e funcional é o sonho de qualquer gestor, dos pais, dos aluno e professores”, pondera.
A revitalização da EMEF São Francisco está orçada no valor de R $198.867,59 oriundos de recursos próprios e Salário Educação.
Outras obras
A Prefeitura de Marabá tem outras 29 escolas por todo o munícipio em seu cronograma de obras em fases distintas.
Zona Rural
Na zona rural a prefeitura está executando a revitalização e ampliação de 5 escolas : EMEF União do Povo, no PA Macaco Careca, EMEF Tapirapé, na Vila Cupu, EMEF Caminho da Liberdade na Vila Josinopolis, EMEF Maravilha no PA Maravilha e EMEF Faixa Linda, na Vila União.
Por outro lado, a Sevop informa que já foram concluídas as obras de reforma e ampliação da EMEF Rui Barbosa, no Murumuru e da EMEF Pedro Marinho, no Brejo do Meio, bem como, a revitalização de mais 5 escolas: EMEF Rio Sororó na Vila Monte Sinai, EMEF Renato Veloso no PA Talismã, EMEF Escalda Alta no PA Escalda Alta, EMEF Olavo Bilac no PA Lajedo e EMEF Nagib Mutran na Vila Capistrano de Abreu.
A prefeitura também deve iniciar em breve as obras de revitalização das escolas Maria Montessori, no PA Alto Bonito, Serra Azul, na Vila Serra Azul e a construção da EMEF Raio de sol (sala de aula padrão rural) no PA Itacaiúnas.
Zona Urbana
Na cidade a comunidade do bairro Francisco Coelho comemora as obras de construção do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça na avenida 5 de abril. De igual forma, as pessoas com deficiência visual estão na expectativa da conclusão da reforma e ampliação do Centro Integrado de Apoio Especializado para Deficiente Visual CAP.
Outras 3 escolas estão passando por melhorias para receber os alunos são elas: EMEF Salomé Carvalho na folha 16, EMEF Evandro Viana no São Félix 3 e EMEF Albertina na folha 6.
Estão com as obras concluídas segundo a sevop outras 8 escolas: Educacional Autista na Marabá Pioneira, Pequeno Pajé no São Félix, Maria de Jesus na folha 35, Jarbas Passarinho no São Felix, Anastácio de Queiroz na folha 16, Pedro Peres na Morada Nova, José Mendonça Virgulino na Marabá Pioneira e Irmã Theodora no Liberdade.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento